Avante mantém candidatura de Binho Galinha mesmo com deputado preso

O Avante confirmou que manterá a candidatura do deputado estadual Binho Galinha nas eleições deste ano, apesar de ele estar preso preventivamente. Acusado de integrar um grupo investigado por lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, o parlamentar não participou da convenção do partido realizada na segunda-feira (27), em Salvador, mas foi representado por seu chefe de gabinete.

Durante o evento, Humberto Cedraz afirmou que não há impedimento para que Binho Galinha dispute a reeleição. Segundo ele, as acusações investigadas seriam referentes a fatos anteriores ao mandato de deputado estadual. Com esse argumento, o assessor defendeu que o caso não se enquadra na competência do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Ao comentar a situação, o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, reafirmou o compromisso do partido com a candidatura do parlamentar. Ele declarou que a definição sobre o futuro eleitoral de Binho Galinha cabe à Justiça e ao Ministério Público Eleitoral, e não à legenda. Carletto afirmou ainda que manterá a palavra dada ao deputado enquanto não houver decisão judicial que impeça sua participação na disputa.

Binho Galinha segue preso preventivamente enquanto responde às investigações que apuram suposta participação em uma organização criminosa. O caso tramita na Justiça, e eventual registro de candidatura ainda poderá ser analisado pelos órgãos da Justiça Eleitoral durante o processo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Sobre Nós

Somos um portal de notícias dedicado a informar com precisão e imparcialidade. Nosso compromisso é trazer as últimas atualizações e análises aprofundadas sobre os temas que mais importam para você. Acompanhe-nos para se manter sempre bem informado!

 

© 2011 – 2025. Created by Rafael Áquila