
Mensagens interceptadas pela Polícia Federal mostram Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, negociando a compra de joias com a lobista Roberta Luchsinger. O ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teria recebido presentes e tido contas pessoais pagas pela empresária. As conversas fazem parte de uma investigação da PF que apura relações da lobista com negócios ligados às fraudes no INSS.
Segundo as informações divulgadas, Roberta é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e é investigada por manter negócios com Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Marcola afirma ter contratado um empréstimo pessoal de R$ 249 mil com a lobista. A Polícia Federal já tinha conhecimento de pagamentos de boletos e despesas pessoais atribuídos a ela.
Em uma conversa registrada em 29 de abril de 2024, Marcola e Roberta trataram da compra de uma joia. O então assessor de Lula pediu informações sobre as peças e demonstrou interesse em algumas opções apresentadas. A lobista informou que receberia novas imagens e, posteriormente, enviou fotos de um par de solitários e de um colar de diamantes.
Conforme as mensagens analisadas pela investigação, Roberta mantinha contato direto com Marcola enquanto ele ocupava uma posição próxima ao presidente Lula. Os diálogos passaram a integrar as apurações da Polícia Federal sobre as relações da lobista com integrantes do núcleo político ligado ao governo. O conteúdo também registra tratativas envolvendo presentes e despesas pessoais.
A investigação avalia se os pagamentos, presentes e negociações mantidos por Roberta com Marcola tinham relação com uma tentativa de ampliar acesso e influência junto a integrantes do governo. As mensagens, porém, registram os contatos e as tratativas identificadas pelos investigadores, sem que o trecho divulgado apresente conclusão definitiva sobre eventual irregularidade cometida pelo ex-assessor.