
Dois homens, de 21 e 22 anos, naturais de Brumado, no sudoeste da Bahia, foram presos em flagrante na quinta-feira (15), durante uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais, na região de Curvelo. No caminhão em que viajavam, os policiais apreenderam 18 barras de substância semelhante à pasta base de cocaína e cinco barras de skunk, uma variedade de maconha com maior concentração de substâncias psicoativas. A suspeita é de que a carga seria transportada para comercialização.
Segundo a Polícia Militar mineira, a abordagem ocorreu após denúncias indicarem que caminhões estariam sendo utilizados para transportar drogas de São Paulo para municípios do Norte de Minas. Durante a aproximação dos agentes, o passageiro teria arremessado uma caixa na vegetação às margens da rodovia. Dentro do recipiente, os policiais encontraram as 18 barras de material semelhante à pasta base de cocaína.
Na sequência, uma vistoria no veículo levou à localização de outra caixa escondida na cozinha do caminhão, onde estavam as cinco barras de skunk. Os militares também apreenderam dez cigarros eletrônicos, uma caixa contendo produto semelhante ao utilizado nesses dispositivos, dois aparelhos celulares e o próprio caminhão.
De acordo com a versão apresentada à polícia, o motorista afirmou que havia recolhido os entorpecentes em cidades paulistas e que faria a entrega em Montes Claros, mediante pagamento em dinheiro. Entretanto, informações divulgadas sobre o caso apontam a possibilidade de que a carga tivesse como destino Brumado, hipótese que ainda precisa ser confirmada pelas autoridades responsáveis pela investigação.
Após a abordagem, os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos. A investigação deverá esclarecer a origem dos entorpecentes, o destino efetivo da carga e a eventual participação de outras pessoas no transporte. Caso sejam condenados por tráfico de drogas, os suspeitos poderão receber pena de cinco a 15 anos de reclusão, além de multa, conforme o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006