
Ministério da Saúde lançou campanha para o Carnaval 2026 com foco no uso de preservativos e na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Com o slogan “Carnaval com prevenção. Antes, durante e depois da folia, é o Governo do Brasil do seu lado”, ação tem a cantora Gaby Amarantos como protagonista e mira principalmente jovens.
Nos últimos três meses, pasta distribuiu 138 milhões de preservativos aos estados para reforçar estoques no período festivo. Rede pública passou a oferecer também duas novas versões no SUS desde 2025: a texturizada (TEX) e a ultrafina (SENSI), ampliando as opções disponíveis à população.
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que 60% da população não utiliza preservativo nas relações sexuais. Segundo ele, ampliar a oferta no SUS é estratégia para incentivar a adesão. Uso da camisinha previne HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs, além de evitar gestações não planejadas.
Campanha também destaca a prevenção combinada, que inclui vacinação contra hepatites, testagem rápida, uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e da PEP (Profilaxia Pós-Exposição). Ministério reforça que métodos estão disponíveis gratuitamente na rede pública durante todo o ano.