
Guanambi vive tensão nos bastidores políticos com o vice-prefeito Zaqueu Rodrigues da Silva (Avante), que teria perdido protagonismo na administração do prefeito Nal Azevedo (Avante). Aliados próximos relatam arrependimento do vice-prefeito por ter trocado uma reeleição praticamente garantida na Câmara Municipal pelo cargo na chapa majoritária.
Influência política de Zaqueu, quando presidia a Câmara, era forte, garantindo prestígio entre vereadores e lideranças locais. Atualmente, ele enfrenta isolamento, sem participação efetiva em decisões administrativas, e até mesmo Fausto Luiz Souza de Azevedo (Avante), aliado articulado por Zaqueu para presidir a Casa, teria se distanciado politicamente.
Fontes ouvidas afirmam que Zaqueu avalia romper com Nal Azevedo e buscar novo rumo político. Arrependimento pelo abandono do mandato parlamentar é citado, considerando que teria sido reeleito com facilidade e poderia voltar à presidência da Câmara. Até o momento, não há confirmação oficial sobre mudança de alinhamento.
Clima de desgaste entre o vice-prefeito e a gestão reflete insatisfação interna e gera especulação sobre os próximos movimentos políticos em Guanambi. Bastidores indicam que decisões futuras podem alterar a correlação de forças no município, com potencial impacto nas eleições de 2026.