
Vazamento persistente na Barragem de Ceraíma, em Guanambi, pode ser solucionado nos próximos dias. Secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio, comemorou após visita do superintendente da Codevasf, Luís Geraldo, ao local, reforçando cobranças para que a estrutura seja finalmente reparada e o problema resolvido.
Levantamentos da Cooperativa Agrícola de Ceraíma (COOPERC) indicam que o vazamento chega a 140 mil litros por hora, volume suficiente para irrigar cerca de 100 hectares de manga e outras culturas. Problema já afeta a eficiência do perímetro irrigado há mais de uma década, gerando preocupação entre produtores locais e autoridades.
Codevasf informou que está em fase final a análise de pedido de aditivo da empresa responsável pela intervenção. Novas comportas hidráulicas, essenciais para conter o vazamento, já estão em Guanambi e aguardam montagem. Espera-se que, após aprovação, os serviços sejam retomados e o vazamento finalmente contido.
Presidente da COOPERC, Marco Antônio Fraga, celebrou a perspectiva de solução após anos de reivindicações. Secretário Vanderlei destacou ainda o apoio do prefeito Nal Azevedo nas negociações. Barragem possui capacidade de 51 milhões de metros cúbicos e, após chuvas recentes, atingiu 23,17 milhões, quase metade de seu volume total.