
O prefeito de Paramirim, João Ricardo (Avante), enviou uma carta à Neoenergia Coelba com o título provocativo “Uma esmola pelo amor de Deus”. O documento pede urgência na ligação de energia elétrica em três estações elevatórias da comunidade rural de Noruega. O sistema de abastecimento de água da localidade foi concluído há quase uma década com investimento federal de cerca de R$ 1,5 milhão.
Apesar da estrutura pronta, nenhuma gota d’água chegou às torneiras desde então. No texto encaminhado à concessionária, o gestor afirmou que a falta de energia é o último obstáculo para colocar o sistema em funcionamento. Segundo ele, a medida garantiria água potável a mais de 100 famílias, hoje dependentes de carros-pipa e poços de baixa vazão.
“Caso a esmola seja concedida,” escreveu o prefeito, “essas famílias terão água em casa de forma ininterrupta. Esperamos que o município seja merecedor dessa esmola.” O gestor explicou que a Embasa já solicitou as ligações, mas não obteve resposta da Coelba. “Eu fiz um requerimento intercedendo e pedi uma esmola, que seriam essas ligações. Veja a que ponto chegamos”, declarou João Ricardo.
Ele criticou os prazos longos da concessionária e cobrou prioridade para obras públicas. “Não pedimos tratamento especial, mas é uma obra social. É o básico para o povo”, argumentou o prefeito. A seca agravou ainda mais a situação da comunidade. O sistema de água, pronto há 10 anos, segue parado à espera da energia. “Do jeito que está não pode ficar. Trata-se de uma obra social, e o povo está sofrendo”, concluiu João Ricardo.