
A megaoperação Contenção, considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro, recebeu forte apoio dos moradores de favelas. De acordo com pesquisa Atlas, divulgada nesta sexta-feira (31), 87,6% dos moradores de comunidades aprovaram a ação das forças de segurança. Entre o total da população fluminense, o índice cai para 55%, revelando um contraste entre a percepção dentro e fora das comunidades.
Apenas 12,1% dos moradores das favelas disseram desaprovar a operação. Entre os demais moradores da capital, a rejeição sobe para 40,5%. Levantamento também aponta que 0,3% dos entrevistados nas favelas não souberam responder, ante 14,5% fora das comunidades. No cenário nacional, o apoio à operação também é expressivo. Segundo a Atlas, 80,9% dos moradores de favelas do país aprovaram a ação.
Entre o restante da população brasileira, a aprovação foi de 51,8%, enquanto 45,4% desaprovaram. Apenas 2,8% disseram não ter opinião formada. Pesquisa foi realizada entre 29 e 30 de outubro de 2025, com 1.089 entrevistados em todo o Brasil. Nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais. Apesar do alto apoio popular, 45% dos fluminenses avaliam a gestão de Cláudio Castro na segurança pública como ruim ou péssima, segundo o levantamento.