
Detran da Bahia permitirá que candidatos da categoria B realizem a prova prática usando veículos automáticos a partir da próxima semana. A mudança segue a resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), anunciada no final do ano passado, que traz alterações no processo de habilitação.
Novidade atende à crescente presença de carros automáticos nas cidades e amplia as opções para quem busca a primeira habilitação. Critérios técnicos dos exames permanecem inalterados, garantindo que o padrão de avaliação de condutores continue rigoroso, mesmo com a utilização de veículos automáticos.
Contran também permite que aulas práticas sejam feitas com instrutores habilitados pelo Detran, dispensando a matrícula obrigatória em centros de formação de condutores. Com isso, candidatos podem se preparar de forma mais flexível e econômica, mantendo a qualidade do ensino de direção.
Além disso, carga horária mínima de aulas práticas para categorias A e B caiu de 20 horas para apenas 2 horas. Apesar da redução e da flexibilização, provas teóricas e práticas seguem obrigatórias, e o nível de exigência do Detran continua rigoroso, assegurando a segurança no trânsito.