Essa semana fui jantar com umas amigas que ainda não têm filhos, mas mesmo assim, o assunto girou em torno de gravidez e bebês, pois a maioria delas já está pensando em engravidar! Foi quando uma delas me mostrou um texto muito legal que está circulando na internet que diz: “Peço desculpas às minhas amigas que tiveram filhos antes do que eu”. O texto fala sobre uma mãe recente que relembra suas atitudes com suas amigas que tiveram filhos antes dela e se arrepende muito, pois agora consegue entender o comportamento delas. Então, tive a ideia de escrever esse texto para vocês, afinal tenho certeza de que a maioria já JULGOU (e muito!) as amigas mães antes de se tornar uma. A verdade é que é muito fácil falar e julgar quando ainda não somos mães! Só dá para saber de verdade o que é ter filhos quando você os têm! Eu, por exemplo, nunca mais julguei nenhuma amiga, muito pelo contrário: me solidarizo, pois sei as dificuldades de educar um filho e sei que absolutamente TODAS as mães têm a melhor das intenções com seus filhos! Se por algum motivo elas erram, não é por negligência, mas sim, por uma vontade enorme de acertar !
Bom, vejam se concordam com as 10 coisas mais faladas pelas amigas que NÃO tem filhos:
1) Por que eu não posso te visitar à noite? Deixe-o acordado até mais tarde, só hoje!
Depois que me tornei mãe, dei muito mais valor para a rotina, e deixar a criança dormir mais tarde uma noite pode atrapalhar muito o dia seguinte… Meu filho, por exemplo, acorda sempre no mesmo horário (independentemente da hora que dorme) e se dorme pouco fica bem cansadinho no dia seguinte inteiro.
2) Deixe-o comer só esse docinho! Hoje, pode!
Acredito que as crianças devem ter sempre uma alimentação equilibrada e não vejo nenhum problema em dar alguma coisa gostosa (chocolate, doces etc.) para eles comerem de vez em quando! Mas hoje, vejo que temos que tomar muito cuidado para que esse “hoje, pode” não se tornar algo frequente!
3) Ah! Vamos, vai! Você nunca pode fazer NADA! Por que tudo tem que ser programado com antecedência?
Com certeza tudo tem que ser programado, ainda mais com essa nova lei das babás. Temos, SIM, que saber dos programas com certa antecedência para saber quem vai ficar com eles à noite enquanto estamos fora!
4) Acho que a fulana não dá limites para o filho, olha ele fazendo escândalos!
Gente, definitivamente isso NÃO é culpa da mãe! Toda criança tem seus momentos de birra e algumas vezes ignorar pode ser uma tática para fazê-la parar com o escândalo! Tenho certeza de que NENHUMA mãe fica tranquila com seu filho fazendo manha!
5) Ai, o filho da fulana não para de chorar, que chato!
Nossa, depois que virei mãe eu me preocupo MUITO quando vejo alguma criança chorando! Nunca mais me incomodei da mesma forma que antes!
6) O bebê da fulana é meio feinho, né?
Sério, isso NUNCA pode ser falado! É muita maldade e acho que é um dos maiores pecados! Crianças são os maiores tesouros do mundo e cada uma tem sua estrela, independente da beleza exterior! É terminantemente proibido falar isso!
7) Nossa, você está mais irritada e sem paciência! Por quê?
Hoje entendo algumas mães mais irritadas… Muitas vezes, elas só precisam DORMIRRR!
8) Amanhã você dorme até mais tarde, é final de semana! Fica mais um pouco, vai?
Não existe dormir até mais tarde! Final de semana é um dia normal! rsrsrsr…
9) Vamos viajar comigo? Não a convido mais, você nunca pode ir!
Hoje entendo que ir para lugares sem estrutura para crianças fica muito difícil e, muitas vezes, vale muito mais a pena ficar em casa do que ter que encher o porta-malas para viajar!
10) E aí, sumida? Nunca mais me ligou! Depois que seu filho nasceu você desapareceu!
ÓBVIO! O nascimento do bebê muda completamente a vida de uma mãe e com certeza ela não consegue ligar para as amigas com a mesma frequência! E quando tiver um tempinho livre, essa não será a prioridade, FATO! rsrsrsr…
(Tribuna da Bahia)