Encerrou essa semana o 1º Curso de Formação em Direitos Humanos para Educadoras e Educadores do Alto Sertão, organizado pelo Projeto de Educação em Direitos Humanos – PEDH/ da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Neste último módulo o Conselheiro Tutelar Antônio Fautisno apresentou um breve resumo dos dados sobre a violência infantil no municÃpio. Ademais, o facilitador Alexandre Xandó em conjunto com o monitor Wallison Rafael dos Santos Meira, abordaram questões sobre diversidade de gênero e sexualidade.
Houve a partir do histórico social e de lutas da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexuais e pessoas com identidade de gênero não binária (LGBTQI+), compreendeu-se os estereótipos criados pela a sociedade, e as consequências desta construção ideológica. Daiane Kelly da Cunha, historiadora, formada em direito e militante do Movimento Negro, discutiu o Racismo Estrutural na sociedade brasileira.
Houve o debate sobre a polÃticas públicas adotadas nas instituições de ensino, refletindo sobre o sistema de cotas raciais e mostrando sua importância para garantir o acesso da população negra a uma educação de qualidade. Por fim, houve roda de capoeira e samba de roda com integrantes do grupo Ginga Brasil. O professor e Coordenador do projeto, Alexandre Xandó anunciou que em 2020 serão abertas novas turmas do PEDH, buscando difundir os debates em torno dos Direitos Humanos.