-------- PUBLICIDADE --------
24 de setembro de 2024
Brumado

Empresário Cesar de Lim é preso acusado de participação de homicídio em Caetité

Por Washington Tiago

O empresário César Paulo de Morais Ribeiro, de 26 anos, o popular Cesar de Lim, foi preso nesta terça-feira (24), em Brumado. Conforme informações, Cesar chegava para estudar, quando recebeu voz de prisão de integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

A investigação aponta Cesar de Lim, como chefe de uma organização criminosa de tráfico de drogas e que ele teria encomendado a execução de um integrante do grupo criminoso. A vítima, Weliton Pereira Santana, morreu em 6 de março deste ano, às margens da rodovia BR-122, no município de Caetité. Segundo a investigação, Pereira foi surpreendido pelos próprios comparsas e alvejado com diversos disparos de arma de fogo. O crime teria ocorrido por vingança de dívidas com a facção criminosa.

A operação denominada Holofote, cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco deles em Brumado e um em Vitória da Conquista. Foram apreendidos documentos, celulares, armas, munições e computadores. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Caetité e foram cumpridos nos endereços residenciais e comerciais do acusado, entre eles o de uma fábrica de postes, localizada no município de Brumado, de propriedade do denunciado.

O empresário já foi condenado pela prática de outro homicídio qualificado, com pena de 13 anos e sete dias, a qual está sendo cumprida em regime aberto desde junho de 2023. Após ter sido ouvido, ele foi encaminhado para o Conjunto Penal de Brumado.


24 de setembro de 2024
Bahia

Doméstica será indenizada em meio milhão após ser mantida em condição análoga à escravidão

Após ter sido mantida em condição de análoga à escravidão em Porto Seguro por 44 anos, uma doméstica de 50 anos será indenizada em R$500 mil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA).

A indenização deverá ser quitada até fevereiro de 2025, prazo limite para a venda de dois imóveis que pertenciam à empregadora, sob pena de multa de 50% desse valor.

O valor será obtido com a venda pelos dois herdeiros da empregadora de uma casa e uma fazenda. Até o prazo dado no acordo para a conclusão da venda, os dois filhos da ex-patroa mantêm o pagamento de um salário mínimo mensal.

Ainda de acordo com o órgão estadual, quando chegou na casa da patroa, a vítima não tinha certidão de nascimento. O documento foi obtido pela patroa anos depois e com informações falsas.

Maria, nome fictício usado para preservar a identidade e a segurança da vítima, chegou à casa de Heny Peluso Loureiro ainda criança, quando tinha apenas 6 anos, para trabalhar como doméstica.

Como não existia nenhuma informação sobre a sua origem, apenas registros de que não falava português quando chegou para trabalhar com 6 anos, suspeita-se que Maria tenha origem no continente africano.

Abusos – Ao longo de décadas sendo escravizada, Maria não estudou, não fez amizades, nem teve relacionamento amoroso. Sua vida era voltada totalmente para servir à família de Heny Peluso Loureiro e não recebia nada por isso, além de casa e comida.

Após a morte da patroa, a doméstica foi morar com um dos filhos da ex-empregadora. O homem tentou cadastrar Maria para receber benefícios sociais. A situação chamou a atenção da assistência social e a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) visitou a casa de Maria para encaminhar o pedido de inclusão no Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, Maria sofreu maus-tratos do então patrão e decidiu pedir ajuda. O acolhimento veio primeiro por meio de uma amiga da vizinhança, depois por uma advogada que decidiu buscar órgãos públicos para denunciar a situação.

Investigação – O MPT-BA abriu inquérito para apurar a situação e, depois da investigação e de tentativas frustradas de acordo extrajudicial, o órgão estadual ingressou com uma ação civil pública. Em paralelo, a advogada da vítima entrou com um processo na Justiça do Trabalho para cobrar o pagamento das verbas trabalhistas.

No fim do mês passado, o MPT-BA e os representantes do espólio da patroa e os dois filhos chegaram a um acordo, que teve a participação da vítima. No documento assinado por todos e já homologado pela Justiça do Trabalho, onde a ação corria, os empregadores não reconheceram culpa, mas se comprometeram em pagar R$ 500 mil de indenização por danos morais, além de regularizar a carteira de trabalho de Maria.


24 de setembro de 2024
Brasil

PSD de Kassab é o partido com mais prefeitos candidatos à reeleição

Caio Spechoto/Gabriel Hirabahasi/Estadão

Presidido por Gilberto Kassab, secretário estadual de governo em São Paulo e considerado um hábil articulador político, o PSD é o partido com mais prefeitos que disputam a reeleição neste ano: são 568 candidatos em busca de renovar o mandato. A condição de lançar candidatura no cargo é considerada uma vantagem, não apenas por controlar a máquina pública, mas porque torna o postulante mais conhecido na população.

A nível de comparação, na última eleição municipal, em 2020, os prefeitos candidatos à reeleição eram 17% do total, e foram cerca de 37% dos eleitos. A informação consta do livro “A reeleição de prefeitos em 2020: eleitorado, coligações e organização partidária nas eleições municipais brasileiras”, apresentado no programa de pós-graduação da UFSCar em 2023 por Zara Rego de Souza.

“A vantagem é sempre ter a máquina nas mãos”, disse o pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV) Marco Antonio Teixeira, especialista em política brasileira e eleições. “Candidato à reeleição não precisa abdicar do cargo, e seus atos em plena campanha eleitoral são simultaneamente atos de campanha e atos de governo”, declarou.

O senador Omar Aziz (AM), vice-presidente do PSD, atribuiu a situação de liderança à quantidade de prefeitos que o partido filiou em São Paulo. A ofensiva de Kassab em solo paulista tem irritado o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. “Aqui no Amazonas, os prefeitos que eu tenho são candidatos à reeleição”, declarou o senador à reportagem. “Eleição municipal não é uma eleição nacional, o cara vota no prefeito que vai estar do lado dele”. Em 2020, o PSD elegeu 662 prefeitos. Só ficou atrás de MDB e PP em número de prefeituras conquistadas.

Aziz mencionou como exemplo Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro e favorito à reeleição na cidade de Jair Bolsonaro, mesmo sem ser bolsonarista. O senador citou a vantagem de quem concorre no cargo, mas ressaltou que ainda assim os resultados são imprevisíveis. “Eleição a gente sabe só como começa”.

O segundo partido com mais candidatos à reeleição no País é o MDB. Para o líder da sigla na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), o instituto da reeleição fez com que a máquina pública ganhasse uma importância grande nas corridas eleitorais. Ele também destacou o impacto da disputa municipal deste ano para as próximas eleições gerais. “O resultado deste ano é que será a base das decisões que envolverão o planejamento para 2026″, afirmou à reportagem.


24 de setembro de 2024
Bahia

Igreja católica pode ganhar mais uma santa nascida em Salvador

A Serva de Deus Vitória da Encarnação está a caminho de se tornar mais uma santa nascida em Salvador pela Igreja Católica Apostólica Romana. A fase arquidiocesana do processo, iniciada em novembro de 2019 e retomada em abril deste ano, será concluída e apresentada na próxima quarta-feira (25), no Convento do Desterro, onde a religiosa viveu e faleceu com fama de santidade.

A Sessão Solene será conduzida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha e pelo postulador da causa, frei Jociel Gomes, e contará com a participação de membros da Comissão Histórica e de fiéis que testemunham as graças e milagres atribuídos à intercessão da Serva de Deus.

Com a conclusão dessa etapa, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha encaminhará ao Dicastério para a Causa dos Santos, na Santa Sé, toda a documentação e testemunhos reunidos sobre Madre Vitória da Encarnação, que foram examinados por um tribunal designado para essa finalidade.

Madre Vitória da Encarnação nasceu em Salvador no dia 6 de março de 1661. Entre suas virtudes destacam-se o dom de sonhar com pessoas em necessidade e enviar ajuda, além de ser frequentemente procurada pelas irmãs do convento para encontrar objetos perdidos.

Ela possuía habilidades de revelação e profecia, sendo capaz de localizar desaparecidos e prever acontecimentos futuros. Passava boa parte de suas noites em vigília diante do Santíssimo Sacramento, sendo chamada pelo arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide, seu biógrafo, de “tocha acesa diante do sacrário”.


24 de setembro de 2024
Acidente

Homem morre e 22 estudantes ficam feridos após acidente entre ônibus escolar e caminhão

Uma batida entre um ônibus escolar e um caminhão, nesta segunda-feira (23), deixou uma vítima fatal e 22 pessoas feridas. O acidente aconteceu na BA-099, conhecida como Linha Verde, no distrito de Subaúma, próximo ao Quilombo do Limoeiro, na cidade de Entre Rios.

O homem que morreu era passageiro do caminhão e não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre a identidade dele. Três estudantes adolescentes que estavam no ônibus escolar ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para o Hospital de Entre Rios. Eles possuem idades entre 15 e 18 anos.

Conforme a PRE, dezoito adolescentes e o motorista do ônibus tiveram ferimentos leves e foram levados para unidades de saúde. O condutor do caminhão não ficou ferido.

De acordo com informações apuradas pela produção da TV Bahia, o ônibus seguia para uma escola estadual no distrito de Porto de Sauípe, quando aconteceu o acidente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Entre Rios informou que o ônibus escolar estava estacionado em um ponto, quando o caminhão bateu no fundo dele. De acordo com a gestão municipal, autoridades que estavam no local afirmaram que o motorista do caminhão demonstrava sonolência e pode ter dormido ao volante.


24 de setembro de 2024
Economia

Preço de passagem aérea deve cair após baixa no custo de combustível, diz presidente da Azul

Cézar Feitoza/Folhapress

Foto Washington Tiago Sudoeste Acontece

O presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, afirmou nesta segunda-feira (23) que os preços das passagens devem cair no fim do ano com a redução do querosene de aviação.

O combustível usado pelas aeronaves teve queda de 8,8% em setembro. No ano, a redução é um pouco mais tímida, de 8% —com expectativa de novas baixas nos preços nos próximos meses.

“O querosene da aviação tem caído 20% [nos últimos meses]. Nós estamos muito animados para a alta temporada agora. A gente tem sofrido há muitos anos com preço alto, então […] o preço do combustível cair 20%, nós estamos muito animados por isso”, disse John.

Segundo o presidente da Azul, demora de 30 a 45 dias para a empresa aérea repassar os reajustes nos valores ao consumidor. “Também depende de quando a pessoa compra a passagem aérea”, afirmou.

John Rodgerson também disse que a Petrobras deve baixar novamente o valor do combustível da aviação. A empresa aposta na queda por acompanhar dados diários sobre o QAV (querosene de aviação).

O presidente da Azul afirmou ainda que a empresa não vai capitalizar a TAP com a dívida de R$ 1,2 bilhão que a companhia portuguesa tem com a aérea brasileira.

Continue lendo…


24 de setembro de 2024
Bahia

Polícia Civil divulga processo seletivo com 19 vagas de nível médio

A Polícia Civil anunciou a abertura de um processo seletivo com 19 vagas de contratação temporária destinadas a cargos de nível médio. A seleção ocorrerá através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), e os contratados irão atuar em Salvador.

As inscrições estarão abertas de 1° de outubro a 11 de novembro, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet. O edital destaca que as oportunidades abrangem diversas áreas, incluindo antropologia, geografia, sociologia, tecnologia da informação, arquivologia, ciências jurídicas, ciências contábeis, estatística e administração.

Os salários oferecidos variam entre R$ 2.806,56 e R$ 3.373,21, dependendo da função. A seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá em uma avaliação curricular, a qual possui caráter eliminatório e classificatório.

Vale ressaltar que, de acordo com o edital, 30% das vagas serão reservadas para candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) e 5% para candidatos com deficiência, promovendo assim a diversidade e inclusão no processo seletivo.