Uma jovem de 27 anos morreu na madrugada deste domingo (3), após um acidente na Avenida Liberdade, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Conforme a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, Tábita Pereira dos Santos pilotava a motocicleta quando foi atingida frontalmente por uma caminhonete.
Segundo a Polícia Civil, o motorista da caminhonete fugiu do local logo após o acidente. Uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou o momento exato da colisão. A vítima, chegou a ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), levada para o Hospital Municipal, mas acabou falecendo.
Tábita teve politraumatismos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil investiga o acidente. Imagens de videomonitoramento foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil.
O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), prometeu apoiar a volta do financiamento para sindicatos na reunião em que tentou atrair o PT para sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, relataram participantes do encontro.
O gesto deixou ressabiada uma ala que já havia decidido que a melhor opção para o PT era Hugo Motta (Republicanos-PB).
Um deputado brincou que Elmar ficou dois meses sem falar com o partido, mas chegou engajado a convencer todos os petistas de que seu nome era o melhor para eles.
Como mostrou o Painel, na reunião com a bancada do PT o líder do União Brasil acenou com apoio à reeleição de Lula em 2026.
Também em tentativa de convencer os petistas a embarcar em sua candidatura, o líder do União Brasil advertiu para o risco de o PL ocupar a vice-presidência na Câmara e no Senado —o primeiro vice-presidente da Câmara acumula também a primeira vice-presidência do Congresso.
Ainda na reunião, um gesto do líder do União Brasil causou curiosidade entre os presentes. Elmar pediu para gravar o encontro, o que surpreendeu petistas, que ficaram sem entender o porquê da medida.
A GloboNews exibiu neste sábado (2) às 23h, o documentário inédito “Votos”, dirigido por Ângela Patrícia Reiniger. A produção investiga as razões que levam as pessoas, em pleno século XXI, a fazer os votos de Conversão dos Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência, e Estabilidade (viver e morrer no mesmo local), e a optar por viver em clausura, ao entrarem para a vida monástica. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, no mundo atual, onde há uma busca incansável por novidades e as relações humanas são cada vez mais descartáveis, os votos religiosos são, ao contrário disso, um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, são chamados de perpétuos.
Com coprodução da GloboNews e apoio da Globo Filmes, o filme revela esta realidade, dentro dos mosteiros e abadias, a qual a maior parte das pessoas não tem acesso. E mostra também quem, depois de passar por todo processo, descobre que aquela vida não era para si.
Dois corpos foram encontrados na noite desta sexta-feira (2), em Ituaçu. Segundo a polícia, a informação veio através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM). Os corpos foram desovados na estrada do Guarani.
Os corpos ambos do sexo masculino já se encontrava em estado de decomposição. As vítimas não foram identificadas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), realizou a perícia e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML), de Brumado.
O Diário Oficial do Município de Brumado ainda não publicou a equipe de transição, necessária para garantir a transferência de governo organizada e transparente. O ofício já foi encaminhado pelo prefeito eleito de Brumado, Fabrício Abrantes (Vante), solicitando o início da transição de governo.
Fabrício indicou Weliton Lopes do Nascimento, Samuel Coelho Milhazes, Iana Daiane Farias da Silva e Joice Marinho Silva para tratar da transição. O prazo final para a formação oficial da comissão é 6 de dezembro, conforme a legislação.
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.
As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
O prefeito de Rio do Pires, Gilvânio Antônio dos Santos (PP), o Vânio de Gildásio, foi visto dando tiro de pistola em frente a uma residência. O gestor municipal ainda teria ameaçado de morte o proprietário da casa e sua esposa causando terror na cidade.
Segundo a polícia, as vítimas relataram que ele efetuou três disparos de arma de fogo e fez ameaças na frente de testemunhas e de duas crianças. A guarnição da Polícia Militar realizou rondas no local, mas o prefeito já tinha evadido.
Na última sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (31), os vereadores se manifestaram pelo afastamento imediato do prefeito e a sua responsabilização pelos atos. Três vereadores do (Avante) foram enfáticos na convocação imediata para justificar a agressão e as ameaças. Vereadores também sugerem que seja seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.