Uma força-tarefa conseguiu resgatar quase mil animais silvestres na Bahia, ao longo de dez dias. Denominada “Rotas da Fauna Chapada”, essa ação que reuniu órgãos estaduais e federais, entre os dias 30 de outubro e 08 de novembro, atuou nesse período na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Piritiba, Baixa Grande, Bonito e Utinga.
Dos 965 animais silvestres, mais de 800 foram considerados aptos e reintroduzidos à natureza, conforme informou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que deflagrou a operação, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA). Além das apreensões, a força-tarefa também destruiu 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros. Além disso, os agentes flagraram uma rinha, onde 51 galos sofriam maus-tratos.
“Essa operação está alinhada com as ações realizadas de atendimento às denúncias e fiscalização preventiva, coibindo crimes de caça e criação ilegal de animais silvestres. A cada animal resgatado e solto estamos contribuindo para a conservação dos ecossistemas nesta região de rica biodiversidade, esse é um compromisso que deve ser adotado por toda a sociedade, seja no respeito à vida silvestre ou no ato de denunciar as ilegalidades”, detalhou o técnico de fiscalização do Inema, Ricardo Chaves.
Ainda segundo o Inema, a operação resultou em autos de Infração de multas que serão emitidos pelo Instituto para responsabilizar os infratores, após a finalização dos trâmites legais, já que também foram assinados 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), emitidos pela PRF.
Os 98 animais que apresentavam estado clínico debilitado foram encaminhados ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema. “Assim que chegaram, realizamos uma triagem onde alguns não apresentavam condições necessárias para retorno imediato ao ambiente natural, por isso foram encaminhadas ao Cetas. É preciso uma avaliação criteriosa de suas condições físicas e de saúde, para que seja aplicado o tratamento ideal para cada indivíduo”, explicou o veterinário do Cetas/ Inema, Paulo Bahiano.
Candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), se reuniu nesta sexta-feira (08), em Caetité, com colegas gestores que integram o Consórcio Alto Sertão para apresentar propostas ao comando da entidade.
Entre os presentes estavam os prefeitos eleitos ou reeleitos de Guanambi, Nal Azevedo (Avante); de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT); Pindaí, João Veiga (PP); de Urandi, Warlei Oliveira (PSD); de Sebastião Laranjeiras, Doutor Pedro (PSB); de Lagoa Real, Bida (União); e de Matina, Olga Gentil (PSD). Representantes de outros municípios da região também marcaram presença.
“Tivemos a honra de receber Phellipe, prefeito de Ituaçu. Ficamos muito felizes com as propostas apresentadas por ele, sobretudo a questão da descentralização da UPB, que foi muito bem aceita pelos colegas prefeitos da região. Desejamos sucesso a ele e que ele possa estar nos representando na UPB”, afirmou Warlei.
“Fiquei feliz com esse encontro porque os prefeitos entenderam a mensagem que estamos levando aos quatro cantos da Bahia com essas reuniões e as defesas das pautas municipalistas. Nós que gerimos cidades de pequeno porte sabemos das dificuldades que encontramos porque estamos mais perto do povo, e vamos seguir trabalhando por uma UPB unida e fortalecida”, acrescentou Phellipe.
Phellipe tem percorrido todas as regiões da Bahia em campanha para o comando da UPB. Ele disse já ter o apoio de cerca de 170 prefeitos. Recentemente, esteve no extremo-sul e no norte do Estado.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade, na quinta-feira (7), a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Novo Ensino Médio (DCNEMs), conforme lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho deste ano Lei 14.945 de 2024.
Segundo matéria da Agência Brasil, a resolução revisada permite que as mudanças na oferta curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente, deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026, de acordo com as condições de cada rede de ensino.
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que mais de 200 técnicos de todas as secretarias de educação estão em processo de formação para desenvolverem os planos de ação para os sistemas de ensino de cada localidade.
Cargas horárias
A nova Política Nacional de Ensino Médio busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar. Pela nova legislação, o novo ensino médio ampliou a carga horária mínima de 2,4 mil para 3 mil horas, sendo 1 mil horas para cada ano desta etapa de ensino. Cada um deles será dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.
A carga horária dos estudantes passa a ser composta por dois blocos indissociáveis: o primeiro retoma as disciplinas obrigatórias, distribuídas em, no máximo, 1, 8 mil horas. Entre as disciplinas tradicionais, língua portuguesa, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O segundo bloco tem itinerários formativos que devem ocupar, no mínimo, 1,2 mil horas dos três anos do ensino médio, nos quais há disciplinas opcionais à escolha dos estudantes, conforme seus interesses e necessidades. Cada escola deve oferecer pelo menos dois itinerários.
Itinerários formativos
Ao aprovar a resolução para o ensino médio, nesta quinta-feira, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu diretrizes gerais para esses itinerários formativos para possibilitar a escolha das trilhas de aprendizagem/aprofundamento pelos estudantes. A ideia é ampliar os conhecimentos em uma das áreas como linguagens, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas e sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional que poderá ser ofertada pela escola.
Durante o processo de construção de seus projetos de vida, os estudantes, com ajuda dos professores, poderão definir seus percursos de formação educacional.
Avaliações
Além disso, a resolução trata das mudanças que deverão ser implementadas nas avaliações dessa etapa de ensino — como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pelos ajustes nas duas avaliações para que se adaptem às novas diretrizes.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou na última terça-feira (5), a Fase 2 da Operação “Nem Tudo São Flores”. A apreensão de mudas de plantas ocorreram nas cidades de Mortugaba, Condeúba, Cordeiros e Piripá. A operação contou com apoio da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (80ª CIPM).
Conforme o órgão, foram realizadas inspeções em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e feiras livres com o objetivo de preservar o status fitossanitário da Bahia. Durante a ação foram apreendidas mudas comercializadas sem a devida certificação.
O objetivo da ação é coibir e prevenir a proliferação do cancro cítrico, praga que ameaça a citricultura baiana causada por uma bactéria que ataca frutos, ramos e folhas de diversas espécies, como laranja, limão e tangerina. A praga pode provocar a depreciação ou queda prematura dos frutos, além de depreciar as plantas, comprometendo o desenvolvimento e a produção.
Uma carga ilícita de cigarro avaliada em R$ 6 milhões foi interceptada na tarde desta sexta-feira (8), pelas Forças Estaduais da Segurança Pública. Material foi apreendido na cidade de Cruz das Almas.
Após ações de inteligência, os policiais encontraram os cigarros em uma espécie de compartimento falso de um caminhão. O veículo estava em um galpão.
O material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Os presidentes das 27 federações estaduais aprovaram por unanimidade, nesta sexta-feira, 8, uma alteração no estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com essa mudança, o presidente da entidade poderá exercer até três mandatos consecutivos, permitindo que Ednaldo Rodrigues permaneça no cargo até 2034.
Foi o próprio dirigente baiano quem convocou a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na sede da CBF. O mandato atual de Ednaldo vai até 2026, e caso o mandato tampão (2021-2022) não seja considerado, ele poderá disputar duas reeleições. Em agosto de 2021, Rogério Caboclo foi afastado após acusações de assédio sexual e moral.
São três eleições: uma inicial e duas reeleições. Isso vale para a CBF. Nas federações estaduais, cada presidente reunirá sua assembleia para definir.
“O presidente Ednaldo terá direito a três mandatos. Havia uma comissão de reforma estatutária formada no ano passado, que desenvolveu um texto aprovado agora. O presidente participou do processo, mas na verdade foi um trabalho conjunto com diversos juristas,” complementou Ednaílson Rozenha, presidente da Federação Amazonense de Futebol.
Após demissões de servidores da prefeitura municipal de Caturama, a cidade vive uma crise política e social. As exonerações geraram clima de revolta entre a população, que enfrenta o desemprego crescente e a falta de serviços públicos básicos. O prefeito Dr. Paulo Mendonça (PSD), exonerou também o ex-secretário de Agricultura, Gildasio Batista da Silva.
O motivo seria por causa que Gildásio solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a pavimentação da BA 152, rodovia que liga Caturama a Feira Nova e Rio do Pires. A obra não foi bem recebida pelo prefeito que interpretou a ação como uma aliança política com o governo estadual, o que causou a exoneração do Secretário.
A prefeitura bloqueou várias iniciativas para beneficiar a agricultura familiar no município, incluindo uma parceria com o Consórcio da Bacia do Paramirim, que atenderia cerca de 200 famílias. O ex-secretário questionou a falta de transparência na contratação de uma empresa por mais de 13 milhões de reais no período de março a dezembro de 2024. “É um valor muito alto, e a população não sabe exatamente o que está sendo feito com esse dinheiro. Falta transparência”, afirmou.
O desemprego e as demissões de aliados do prefeito têm gerado um clima de insegurança entre os caturamenses. Os munícipes estão reclamando sobre a saúde pública, com longas filas no Hospital Municipal e a falta de médicos e medicamentos. Com o fim do mandato se aproximando, a gestão de Dr. Paulo Mendonça caminha para concluir seu ciclo com uma avaliação negativa, marcada pela insatisfação popular e pela falta de apoio de antigos aliados políticos.