-------- PUBLICIDADE --------
26 de novembro de 2024
Política

Otto rebate ministro do PSB que ventilou PSD na oposição a Lula: “deveria ter respondido pelo partido dele”

O senador Otto Alencar (PSD) pediu de “lapso verbal” a declaração do ministro Márcio França (PSB), que aventou a possibilidade de o PSD estar no campo de oposição ao presidente Lula em 2026 .

Por tabela, esse movimento abriria espaço para um redesenho na chapa majoritária na Bahia, permitindo um espaço para o PSB. O quadro apontado pela França seria a deputada federal Lídice da Mata (PSB), que inclusive disse “estar pronta para qualquer desafio” .

“Eu acho que qualquer político pode fazer e ter um lapso verbal. Ele não deveria ter respondido pelo PSD. Ele deveria ter respondido pelo partido dele. Mas está perdoado. O erro tem que ser perdoado, não pode ser condenado”, reagiu Otto, sem esconder a ironia.

O senador do PSD falou com a imprensa na manhã desta segunda-feira (25), antes da sessão especial que concedeu a Medalha Thomé de Souza ao ex-ministro e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, da Câmara Municipal de Salvador. A honraria foi proposta pelo vereador Edvaldo Brito (PSD).


26 de novembro de 2024
Cidades

Adolescente de 15 anos é encontrada amordaçada às margens de rodovia após ser sequestrada em Ribeira do Pombal

Uma adolescente de 15 anos foi encontrada amordaçada e com os pulsos amarrados, às margens da BR-110, em um trecho da cidade de Ribeira do Pombal, a cerca de 300 km de Salvador, no último sábado (23).

Segundo informações da Polícia Civil, a menina foi capturada por dois homens na sexta-feira (22), no centro da cidade. Eles pediram informação sobre um determinado local para a vítima, que não soube responder, e acabou sendo obrigada a entrar em um carro. Não há informações sobre o que eles teriam feito coma jovem enquanto ela estava presa e nem sobre seu estado de saúde.

Agentes da 21ª Companhia Independente (CIPM/Cipó) foram acionados para averiguar a denúncia e realizaram as buscas na companhia da mãe da adolescente. Após ser encontrada, a vítima foi encaminhada a um hospital da região.


26 de novembro de 2024
Bahia

Bahia é eleita o 2° destino mais surpreendente do Brasil, aponta levantamento

O estado da Bahia foi eleito o 2º destino mais surpreendente do Brasil em 2024, estando atrás apenas de São Paulo. Os dados intitulados “destinos surpreendentes” foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Preply, plataforma que avalia experiências turísticas da população.

Os dados se referem a 2024 e levou em consideração viajantes do Norte a Sul que compartilharam suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas quando o assunto é fazer as malas em 2025.

No top 5 aparecem ainda Minas Gerais, Alagoas e Ceará, seguindo essa ordem. Foram analisadas praias de interesse nacional, culinárias marcantes e paisagens que atraem visitantes nas mais diversas épocas do ano.

Como foi feita a pesquisa – Ao longo do levantamento, 6 em cada 10 ouvidos pela especialista em idiomas disseram estar encerrando 2024 menos estressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer suas relações pessoais, ampliar o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança. Seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos apenas a um único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.


26 de novembro de 2024
Cidades

Bombeiros debelam 960 focos de incêndio em 93 cidades baianas

Pelo menos 960 focos de incêndio foram debelados na Bahia durante a Operação Florestal 2024, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). As ações se estenderam em mais de cidades cidades do estado, contabilizando 145 dias de trabalhos. Os profissionais atuaram em bases nas cidades de Juazeiro (norte), Vitória da Conquista (sudoeste), Barreiras (oeste), Lençóis (chapada) e Porto Seguro (sul).

As equipes combateram incêndios e também promoveram trabalho preventivo nas regiões. A operação englobou monitoramento de focos de calor, treinamentos e distribuição de equipamentos para brigadistas voluntários.

O major BM Murilo Rocha, coordenador da operação, destacou a atuação do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas. “Nosso objetivo foi cumprido com sucesso, não tivemos vítimas dos incêndios, conseguimos controlar as chamas. Em algumas foi imprescindível o apoio aéreo, entramos com helicópteros nas ações para auxiliar os militares de campo”, esclareceu.

Segundo ele, com o final da Operação Florestal 2024, as equipes se voltam para a ‘Operação Chuvas’. “O CBMBA agora se volta para a Operação Chuvas. A tropa está muito bem treinada em ambientes de enchentes, alagamentos e inundações, prontas para resgates, transporte e apoio às vítimas afetadas pelas tempestades dessa época do ano”, afirmou.


26 de novembro de 2024
Brasil

Exportação de carne para Europa corresponde por 3% do que o Brasil vende

A União Europeia foi destino de 3% das exportações de carnes brasileiras. De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), países europeus compraram 67 mil toneladas de carne bovina, de janeiro a outubro deste ano.

A França, nos primeiros dez meses de 2024, adquiriu 314 toneladas de carnes brasileiras. País de origem do grupo Carrefour, que puxou um boicote às carnes produzidos no Mercosul, bloco do qual o Brasil faz parte, a França respondeu por 0,02% das vendas externas brasileiras. A China, principal destino das carnes bovinas produzidas no Brasil, comprou 1 milhão de toneladas –o país responde, sozinho, por quase 50% das carnes brasileiras vendidas ao exterior.

Na última semana, duas grandes redes varejistas com sede na França, Carrefour primeiro e depois a Intermarché, anunciaram que deixariam de comprar carne de países do Mercosul, em reação ao avanço das tratativas por acordo entre o bloco econômico sul-americano e a União Europeia.

A Embaixada do Brasil na França disse nesta segunda que é falsa a declaração de que haveria risco de “saturação no mercado francês por uma produção de carne que não respeita suas exigências e normas”, em resposta a declarações feitas pelo presidente mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, ao anunciar a medida em redes sociais.


26 de novembro de 2024
Bahia

Diego Castro rebate João Roma e nega ter sido notificado sobre processo de expulsão do PL


Em nota à imprensa, o deputado estadual Diego Castro, do PL, rebateu o presidente do partido na Bahia, João Roma, e negou que tenha sido notificado sobre o processo de expulsão aberto pela cúpula do partido, a pedido do afiliado Comandante Rangel, que lidera a sigla em Barreiras .

O motivo do processo contra Diego, segundo Roma, foi o fato do deputado ter apoiado a candidatura do prefeito de Davi Schmidt (Novo) em Barreiras, contrariando o PL, que ficou ao lado do postulante Otoniel Teixeira (União), vencedor da disputa .

“Reitero que apoiei o então candidato Davi Schmidt, do partido Novo, e não o candidato do União Brasil. Esse apoio foi em respeito ao pedido dos grupos conservadores de Barreiras, grupos que apoiaram minha eleição em 2022. Jamais os trairia, declarou o deputado.

Diego Castro ressaltou, ainda, que seguirá apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Reafirmo aqui minha fidelidade e lealdade ao presidente Jair Bolsonaro, a quem sempre apoiei na defesa das pautas conservadoras que são fundamentais para o nosso projeto político”.


26 de novembro de 2024
Bahia

‘Estou dando o mínimo para João Roma’, diz Raimundinho da JR, que anuncia ida para o Solidariedade

O deputado estadual Raimundinho da JR negou, em conversa com esta Política Livre , que foi notificado sobre o processo de expulsão do PL anunciado hoje, pela primeira vez de forma aberta, pelo presidente do partido na Bahia, João Roma .

“Não recebi nada. Vou até olhar hoje de novo no gabinete. Não estou preocupado. Estou dando o mínimo para João Roma”, declarou o parlamentar.

Segundo afirmou o presidente do PL baiano em entrevista à rádio A Tarde FM, na manhã desta segunda, Raimundinho da JR é alvo de processo disciplinar para apoiar o governo Jerônimo Rodrigues (PT), contrariando a orientação da legenda. O deputado é, inclusive, um dos vice-líderes do bloco governamental.

Raimundinho também rebateu a fala de Roma de que o próprio deputado teria manifestado o desejo de sair do PL, de modo que a expulsão poderia ser um processo harmônico, sem risco de perda do mandato por infidelidade.

“Nunca pedi para deixar o PL. Vamos ver o que vai acontecer. Eu mesmo, se sair, vou para o Solidariedade. Já foi convidado pelo presidente do partido na Bahia, o deputado estadual Luciano Araújo”, revelou.


26 de novembro de 2024
Cidades

Vitor Azevedo nega desejo de deixar o PL, mas diz respeitar a posição do ex-ministro João Roma

O deputado estadual Vitor Azevedo negou nesta segunda-feira (25) que tenha demonstrado o desejo de sair do PL. Ele afirmou que, mesmo diante do processo disciplinar aberto pela Executiva da legenda na Bahia, só vai tomar uma posição partidária sobre 2026 no ano da eleição.

“Nunca demonstrei vontade de sair do PL. Sempre defendi uma linha mais política e menos ideológica do partido. Inclusive, defendi a candidatura de João Roma, presidente do PL na Bahia, a prefeito de Salvador, como forma de fortalecer a sigla na capital. Infelizmente, ele (Roma) resolveu apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União)”, declarou Vitor.

O deputado confirmou que recebeu “com surpresa” a notificação do processo disciplinar, o que ocorreu na tarde de hoje. “Aproveito para agradecer toda a solidariedade que recebi hoje de diversas lideranças políticas que entraram em contato reiterando total apoio ao meu mandato. Isso é fruto do trabalho que tenho desenvolvido nesses quase dois anos de mandato. O discurso ideológico, conveniente, eu deixo com os outros. Fico com o trabalho”.

Vitor Azevedo lembrou que desde os tempos em que foi chefe de gabinete do então ministro João Roma, sempre fez junto a ele um trabalho de políticas públicas junto aos parceiros políticos, sem se apegar a um discurso ideológico. “Isso foi fundamental para os êxitos eleitorais que obtivemos em 2018 e 2022. Respeito a guinada de 180 graus que ele (Roma) deu, mas quem mudou foi ele, e não eu”, ressaltou.

Questionado se ainda tem uma boa relação com João Roma, Vitor respondeu que “felizmente as divergências ficaram restritas ao campo político”. “Pessoalmente, me dou muito bem e respeito às posições do ex-ministro”, concluiu.


26 de novembro de 2024
Acidente

Sem teto e parte do piso, carro de influenciador é apreendido pela Polícia Rodoviária Federal

O carro de um influenciador, do modelo chevette, que circulava na BR-304, na região central do Rio Grande do Norte, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal. De acordo com publicação da instituição, o veículo estava em péssimas condições, sem teto e parte do piso, e, além disso, apresentava peças quebradas e falta de vidros.

A apreensão aconteceu na última sexta-feira (22), na altura do km 188, quando o motorista e o passageiro foram abordados. “O condutor frequentemente publicava nas redes sociais que transitava com o veículo nessas condições, expondo não apenas sua vida, mas também a segurança de todos aqueles que utilizam as rodovias”, informou a PRF.

O influenciador Hyago Moraes publicou um vídeo no Instagram, rede em que possui quase 700 mil seguidores, tirando o volante do lugar ainda com o carro em movimento e quase bate o veículo em um poste. Em outro vídeo, ele afirma que fez uma viagem de 400 km com o automóvel. A apreensão do veículo foi registrada no próprio perfil do infrator, que também fez comentários nas redes sociais da PRF: “Libera meu chevette!”, disse.

Por causa do tipo de apreensão, os seguidores da página da PRF brincaram em relação às condições do veículo. “Também, a PRF implica com tudo”, disse um. “Esse carro representa as condições das rodovias do RN”, disse outro.

Segundo o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito, é proibido dirigir veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído”. A infração é considerada grave e, além de gerar multa, causa a retenção do veículo.

De acordo com a PRF, mais de 10 autos de infração foram emitidos, porque o condutor não tinha habilitação, estava dirigindo com o braço para fora do veículo, manuseando celular e de chinelos. O veículo também não tinha licenciamento.

Entre outros problemas envolvendo a estrutura do carro e a segurança, o chevette não tinha retrovisor, estava com farol queimado e sem lente, além de pneus em más condições.


26 de novembro de 2024
Esportes

Após pagar R$ 30 milhões ao governo, Superbet é regulamentada

Patrocinadora do São Paulo e do Fluminense, a Superbet Brasil tornou-se a primeira casa de apostas a pagar os R$ 30 milhões de outorga exigidos pelo governo para se tornar uma empresa regulamentada. Ela é a primeira a passar por esse processo. A plataforma foi a segunda empresa da indústria a pedir autorização para operar no Brasil. A Betano foi a primeira.

A chegada da Superbet, que acaba de completar um ano, estava condicionada à regulamentação. A empresa só mantém negócios em países com regras definidas para apostas esportivas. Ao Painel S.A. da Folha de São Paulo, o CEO da Superbet, Alexandre Fonseca, disse que a regulamentação das bets no Brasil é um marco para o desenvolvimento da indústria e para o país.

“Um mercado regulamentado promove segurança jurídica e tributária para as operações, aumenta a arrecadação para a União e oferece maior proteção aos jogadores. Esses são objetivos compartilhados por todos os operadores sérios do setor”, afirmou.

Para conseguir fazer a transação, a bet teve de cumprir todos os requisitos do Ministério da Fazenda na fase de avaliação dos documentos. A informação foi confirmada pela companhia.