O último boletim da secretaria Municipal de Saúde de Urandi indica a confirmação de 27 casos da Covid-19 no municÃpio. Houve um aumento de 23 casos em relação ao último boletim. Os diagnósticos foram concluÃdos por meio da realização de testes rápidos. Destes 23 casos diagnosticados, 22 são de trabalhadores das obras da linha de transmissão de energia e o outro é de uma idosa, cujo o genro e o neto são operários da mesma obra. Segundo Péricles Tiago, secretário Municipal de Saúde, ela encontra-se hospitalizada na cidade, aguardando a solicitação para transferência para Guanambi ou para Vitória da Conquista. Genro e neto ainda não foram testados.
No último sábado (20), o primeiro trabalhador a testar positivo por meio de teste rápido, teve o diagnóstico confirmado por meio de exame do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Ele ficava alojado durante a semana em Guanambi, no mesmo alojamento onde 13 trabalhadores testaram positivo. Outro funcionário da obra, um senhor com mais de 60 anos com funções gerenciais na empresa, foi internado em Guanambi no fim de semana e posteriormente transferido para Vitória da Conquista. Ele também teve o diagnóstico confirmado para o coronavÃrus pelo LACEN.
O boletim diz ainda que há 470 casos suspeitos da doença no municÃpio aguardando o resultado dos testes. A Equatorial Energia, responsável pelo consórcio de construção da linha de transmissão 500kV Igaporã III – Presidente Juscelino, emitiu nota informando que realizou a testagem de todos os colaboradores da obra e que e redobrou os cuidados para evitar a proliferação do vÃrus. Entre as medidas, a disponibilização de uma enfermeira, de uma ambulância e de um psicólogo para atender os trabalhadores isolados na pousada, além do suporte médico e alimentar.