7 de março de 2016
Sem categoria
Foto: Rede Acontece
A Microsoft anunciou que vai fechar 27 pontos de venda físicos no Brasil. A nova estratégia vai de encontro aos planos anunciados em 2015, quando a companhia pretendia ostentar 50 lojas físicas e quiosques no País até o meio do ano. Em comunicado, a Microsoft esclarece que continuará com o serviço online da marca, operando normalmente e atendendo todo o território nacional. No Rio de Janeiro, fecharão as portas seis lojas e três quiosques da empresa. A rede da franqueada Águia Telecom, parceria da Microsoft nos planos de expansão, também fecha seus espaços em Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná e Amazonas. Os pontos de venda de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco e Sergipe – 23 ao todo – continuarão abertos. O fechamento coincide com o mau desempenho da linha de smartphones da Microsoft. No último trimestre de 2015, os smartphones Lumia apresentaram queda em vendas de 57%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com 4,5 milhões de unidades entre outubro e dezembro. O índice, mais baixo desde o final de 2012, é responsável por apenas 1% do mercado global de smartphones. A empresa enfrentou ainda o fato de que seu sistema operacional móvel, o Windows Phone, não empolgou os usuários. Além da família Lumia e acessórios, as lojas Microsoft comercializam outros produtos que compõem o portfólio da empresa, como licenças de Office 365, cartões Xbox Live, Live Gold e Skype, entre outros.