A pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará, revelou que 4 de cada 10 pacientes internados com Covid que tinham diabetes morreram pela doença causada pelo coronavÃrus em 2020. Ao considerar os pacientes internados por Covid que morreram no perÃodo estudado, o primeiro ano da pandemia, a prevalência de diabetes subia para 40,8%, ou 4 em cada 10 vÃtimas.Â
A pesquisa foi publicada nesta segunda (30) na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde. Para avaliar qual o impacto da diabetes na mortalidade de pacientes hospitalizados com Covid, os cientistas analisaram os dados do Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde.
Os dados reúnem notificações de internações e mortes por Srag (SÃndrome Respiratória Aguda Grave) de fevereiro a agosto de 2020 e compararam o desfecho entre pacientes com e sem a doença.
Foram excluÃdos pacientes que não tiveram o resultado do teste de RT-PCR confirmado para o coronavÃrus e aqueles que não tinham informações sobre perÃodo de internação ou que não foram hospitalizados. Ao final, o conjunto possuÃa dados de 397.600 pessoas internadas com Covid.
De acordo com a publicação da Folha de São Paulo, do total de internados no perÃodo analisado, 32% (127.231) morreram. Entre os pacientes com diabetes, a prevalência de mortalidade era de 40,8% (41.766), embora cerca de 25% do total de pacientes (102.389) tivessem o diagnóstico para a doença.