A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19 foi a discussão da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brumado.
O evento ocorreu nesta quarta-feira (9), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Â
A Promotora de Justiça Daniela de Almeida abriu os trabalhos e falou sobre violação, vulnerabilidade e ações necessárias para reparar e garantir polÃticas públicas e proteção integral.
O objetivo da conferência é promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e familiares. Foram discutidas medidas públicas que garantam direitos e acompanhamento no pandêmico e pós-pandemia.
Alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Elcio Jose Trigueiro fizeram apresentação cultural. O prefeito Eduardo Vasconcelos, e os secretários municipais Claúdio Feres (Saúde), João Nolasco (Educação) e Carlos Magno (Administração) participaram do evento.
Representantes do Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), CRAS Yolanda Pires, CRAS Irmã Dulce e o CRAS Esther Trindade Serra participaram dos debates.
Os integrantes têm desafios de formular propostas, ampliar orçamento e ações como programas e polÃticas de promoção, proteção e defesa social. Na conferência também ficou definido a importância da participação de crianças e adolescente no processo de discussão sofre os reflexos da pandemia.Â