O governador da Bahia vem intensificando ações de combate a incêndios no Estado. A Bahia vem sofrendo com o perÃodo de estiagem e a baixa umidade do ar e as elevadas temperaturas contribuem para o aumento de focos e ocorrências de incêndios.
Uma operação em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, INEMA, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, vem mapeando desde o inÃcio do primeiro semestre do ano os focos de incêndios na Bahia.
De acordo com o governo, outras secretarias como da Saúde do Estado da Bahia, Secretaria de Segurança Pública e o IBAMA estão com ações preventivas de educação ambiental, capacitação para as brigadas voluntárias e operações de fiscalização ambiental.
O Estado conta no momento com seis aeronaves do tipo Air Tractor, 200 bombeiros militares e brigadistas voluntários atuando no combate aos incêndios florestais que atingem as regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Norte e Sudoeste da Bahia.
Foram suspensas a Declaração de Queima Controlada (DQC) por tempo determinado, perÃodos de 30 a 45 dias. Ação visa preservar os biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A portaria nº 29.624, divulgada na última sexta-feira (13), apresenta uma lista com os 162 municÃpios onde a DQC está suspensa. com os decretos, o governo acredita que logo, logo, vai debelar os incêndios florestais no estado.