Um clarão no céu chamou atenção de moradores de várias cidades baianas e foi motivo para criação de teorias nas redes sociais sobre o que seria a luz que atravessou o céu na noite da última sexta-feira (22).
Apesar das diversas especulações, ninguém conseguiu chegar perto do que realmente era o clarão. De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, o fenômeno tratou-se da queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018.
O clarão iluminou o céu e foi visto por moradores das cidades do Capão, Serrinha, Feira de Santana, Juazeiro, Canarana, Lençóis e Mucugê, além de Salvador. A luz também foi vista em algumas cidades do Rio Grande do Norte, PiauÃ, Alagoas e Sergipe.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), também registrou os indÃcios de lixo espacial no céu.
Este não foi o primeiro episódio de “céu iluminado” na Bahia durante a semana. No domingo (17), moradores da região Chapada Diamantina registraram um forte clarão no céu após a queda de um meteoro.