Presidente do PL da Bahia, João Roma disse nesta terça-feira (30) a este Política Livre que o PT não sabe distinguir democracia de ditadura. Ele criticou o partido do presidente Lula por ter reconhecido a vitória de Nicolas Maduro na Venezuela, nas eleições de domingo (28).
“A desconfiança é geral quanto ao resultados das eleições venezuelanas. A anunciada vitória do presidente Nicolas Maduro foi considerada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) uma ‘aberrante manipulação’. Mas o PT, contra tudo e contra todos, diz que a suspeita eleição de Maduro foi democrática e soberana. Isso não me surpreende porque o PT não distingue uma democracia de uma ditadura”, afirmou Roma.
Ele disse ainda que o PT “sempre se manifestou a favor de regimes autoritários, não só o venezuelano como também o cubano e o nicaraguense”. “Lula mesmo tem mantido uma cautela envergonhada, mas, não poucas vezes, elogiou o governo de Maduro e seu discutível processo eleitoral. Democracia, para o PT, assim como para Maduro, só deve existir quando eles estão fora do poder, na oposição. Quando encastelados, a democracia são eles. Deixa de ser ‘o governo do povo, pelo povo e para o povo”, ressaltou o presidente do PL baiano.
Na Bahia, o ex-presidente do PCdoB no Estado, Davidson Magalhães, que é secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, também comemorou a vitória de Maduro. “Vitória do povo venezuelano e derrota do imperialismo americano”, escreveu nas redes sociais.