• Início
  • ››
  • Sem categoria
  • ››
  • Facebook bloqueia a alteração do conteúdo de links compartilhados na rede
-------- PUBLICIDADE --------
19 de julho de 2017
Sem categoria

Facebook bloqueia a alteração do conteúdo de links compartilhados na rede

Brumado Acontece

Brumado Acontece

O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) que, a partir de agora, páginas da rede social não poderão mais substituir informações originais dos links que compartilharem. Até então, era possível trocar dados como o título do texto, imagem e descrição das postagens originais. A nova regra não se aplicará a páginas que se identificam para a rede como uma publicação de mídia, que ainda poderão modificar o conteúdo da postagem na hora do compartilhamento. Em nota, porém, o Facebook afirma que os veículos que abusarem dessa funcionalidade, distorcendo o conteúdo, perderão o privilégio de continuar modificando os dados dos links. A medida está dentre as tomadas no combate às ‘fake news’ (notícias falsas), tema cujo debate se ampliou após as eleições norte-americanas. Em maio, o Facebook já havia anunciado que usaria robôs para diminuir o impacto de manchetes exageradas, não fieis à realidade. A mudança vem em um momento em que Google e Facebook buscam ampliar suas parcerias com jornais, após serem acusados, nos EUA, de formarem “um duopólio que está absorvendo toda a receita publicitária”. Relatório publicado em junho pelo Instituto Reuters, da Universidade de Oxford (Reino Unido), diz que os usuários de redes sociais sentem que a combinação de “falta de regras e algoritmos virais” estimula a baixa qualidade e a propagação de notícias falsas. Segundo a nota do Facebook, assinada por Alex Hardiman, diretor de produtos da rede social, a alteração do conteúdo ao compartilhar um link é um dos meios usados para disseminar notícias falsas. Em abril, por exemplo, a página Dilma Bolada alterou a imagem de compartilhamento da reportagem “Procuradoria processa Bolsonaro sob acusação de discriminar quilombolas” e colocou o aviso de “urgente” usado pelo jornal “Folha de S.Paulo” em suas mídias sociais. Apesar de a página não distorcer o conteúdo da reportagem, a “Folha de S.Paulo” reserva o uso do “urgente” para casos específicos. O perfil oficial do jornal no Facebook compartilhou o mesmo texto com uma imagem do deputado.