A Prefeitura de Três Corações (MG) publicou um edital nesta terça-feira (8) usando os termos “gordo” e “baleia” como referência para a compra de caixões funerários grandes. Em nota, a gestão nega que as palavras tenham sido usadas de forma pejorativa. No texto do edital, os termos “gordo” e “baleia” são usados para caixões de 90 centÃmetros de comprimento e 60 centÃmetros de largura. De acordo com o G1, o uso destas palavras foi classificado como “chulo” pela Associação dos Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários. No comunicado, a prefeitura diz que “nomenclatura provém dos próprios fabricantes de urnas, tratando-se de terminologia regular e comum no meio funerário”. Para evitar futuros transtornos, a gestão diz ainda que vai procurar outros fornecedores que utilizem termosLeia a nota na Ãntegra:
“O Poder Executivo de Três Corações esclarece que os termos ‘gordo, baleia’, utilizados no processo Licitatório de Serviço Funerário, referem-se aos tipos e denominações de urnas e não guardam quaisquer referências pejorativas ao peso das pessoas que a utilizarão. Essa nomenclatura provém dos próprios fabricantes de urnas, tratando-se de terminologia regular e comum no meio funerário. Vários órgãos federais, estaduais e municipais utilizam-se dessa denominação, inclusive a Marinha do Brasil a utilizou em seu Pregão nº 023/2017.
Dessa forma, o Poder Executivo de Três Corações nunca teve o intuito de ofender ou causar constrangimento a qualquer pessoa, agindo estritamente dentro dos limites legais. Contudo, caso qualquer cidadão tenha se ofendido, receba nesta oportunidade, formalmente, o pedido de desculpas do MunicÃpio que, para evitar futuros transtornos, procurará outros fornecedores que se utilizem de nomenclaturas politicamente corretas, obviamente respeitando o princÃpio licitatório da busca pelo menor preço”.