A seis meses das eleições, o Facebook anunciou que iniciará na próxima semana, no Brasil, um programa de verificação de notÃcias em parceria com as agências de checagem Lupa e Aos Fatos. Segundo a plataforma, os dois serviços, ligados à International Fact-Checking Network (IFCN), rede de checadores organizada pelo instituto Poynter (EUA), terão acesso à s notÃcias denunciadas como falsas pelos usuários. Aquelas que as agências confirmarem como falsas “terão sua distribuição orgânica reduzida de forma significativa”, não podendo mais ser impulsionadas, diz o Facebook. E “páginas que repetidamente compartilharem notÃcias falsas terão todo o seu alcance diminuÃdo”, não podendo mais comprar anúncio para aumentar suas audiências. Nos EUA, segundo a plataforma, um programa semelhante teria reduzido “em até 80%” a distribuição daquelas notÃcias confirmadas como falsas pelos checadores. Responsável no Facebook por parcerias com veÃculos de mÃdia latino-americanos, Cláudia Gurfinkel afirma que o programa “é mais um passo” nos esforços da plataforma para combater “fake news”. Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, que publica uma coluna na Folha, afirma ter entrado no programa “acreditando fortemente no impacto que ele terá, ainda mais num ano eleitoral”.