• Início
  • ››
  • Brumado
  • ››
  • Brumado: 1º Ciclo de Palestras do Projeto Mundo Melhor é realizado com sucesso
-------- PUBLICIDADE --------
14 de novembro de 2018
Brumado

Brumado: 1º Ciclo de Palestras do Projeto Mundo Melhor é realizado com sucesso

Foto Rede Acontece

Na noite da última quinta-feira (8), foi realizado no Bairro São José, em Brumado, o I Ciclo de Palestras do Projeto “Mundo Melhor”, voltado para o fortalecimento das comunidades do município. Em parceria com o IFBA e a comunidade, o projeto promoveu uma reflexão sobre o tema família. Em um debate aberto ao público, estiveram presentes a Defensora Pública Ana Luíza, o Delegado de Polícia Civil Rafael Araujo e a Coordenadora do Centro de resolução de conflitos (CEJUSC), Marília Azevedo e mediação pelo diretor do IFBA, Rui Teixeira.
Claudine de Almeida Novais, moradora do bairro há 25 anos, externou contentamento com a iniciativa: “Foi excelente, muito bom, onde se falou muito bem das famílias, envolvendo tudo o que acontece nas famílias de nosso pais e até de nossa comunidade. Foi muito bom, teve quase 200 pessoas participando. Nossa comunidade precisa disso e mais para ficarmos cientes que somos uma comunidade unida.”
Os assuntos referentes a adolescentes em conflito com a lei, prevenção da violência doméstica, relacionamento intrafamiliar e oficinas de parentalidade foram temas de debates. O evento funcionou também para Defensoria Pública e o CEJUSC apresentarem de forma detalhada seus serviços à comunidade. Dra. Ana Luíza, Defensora Pública da área crime do município, avaliou a iniciativa: “Esta é uma excelente iniciativa para os moradores do bairro São José se sentirem integrados entre si e com as instituições que apoiam o Projeto Mundo Melhor. Educação em Direitos é uma função da Defensoria e o Projeto também nos abre as portas para isto.”
O projeto “Mundo Melhor” é um iniciativa sem fins lucrativos e filiação político-partidária, almejando apenas conhecer os pontos fortes e problemas da comunidade, no sentido de conscientizar e mobilizar enquanto cidadãos autônomos as comunidades de Brumado a buscarem a resolução de suas próprias demandas. Rui Teixeira, diretor do IFBA, louvou a iniciativa. “O bairro começa a escrever uma nova história a partir desse encontro, pois a proposta do Projeto Mundo Melhor passa ser o grande marco referencial para que a comunidade, que vinha desacreditada ao longo do tempo, compartilhe e abrace com todos nós as idéias postas de um trabalho sério e responsável. O tema Família foi muito bem trabalhado na visão dos profissionais palestrantes, que enriqueceram a noite e prenderam a atenção dos muitos participantes. É o início de um trabalho coletivo de inclusão responsável e não vamos deixar que ocorra interrupção devido a interesses outros”, disse o diretor.
Na semana anterior foi realizado um Círculo de Construção de Paz (Círculo de Diálogo), em espaço cedido pelo IFBA, onde a comunidade teve a oportunidade de elencar seus potenciais a serem fortalecidos para superação dos desafios. A Coordenadora do CEJUSC e professora da UNEB Marília Azevedo manifestou sua aprovação com as palavras: “Achei o evento um importante marco para a ação conjunta de várias instâncias da sociedade em prol de uma comunidade brumadense unida e forte para lutar por suas necessidades e direitos. Apenas a primeira ação de muitas.”
O Delegado e professor de direito da UNEB Rafael Araujo externou que “iniciativas como esta são muito bem vindas para a sociedade. Cidadãos sensibilizados com o projeto, que vem impactando positivamente o Bairro São José, podem colaborar para o fortalecimento de um policiamento comunitário, com fortes laços de confiança entre os cidadãos e a polícia, o que fortalece a prevenção da violência.”
O sr. Leojanio Correia, professor e empresário, articulador do projeto explicou a iniciativa “Acredito que faremos um mundo melhor ao nos unirmos voluntariamente para o bem comum. O projeto almeja reunir pessoas que busquem ajudar suas comunidades para que estas se fortaleçam. O projeto está só começando e tenho certeza de que, ao lado das instituições que tem apoiado, muitas pessoas vão se unir a nosso ideal de fazermos um mundo melhor para todos.”
O Projeto “Mundo Melhor” está organizando, em parceria com o IFBA, com o CEJUSC e UNEB novo evento a ser realizado em dezembro que terá como local a praça do bairro São José, bem como atividades dos Círculos de Diálogo serão estendidas a outros moradores da comunidade.
Para conhecer melhor o projeto, que é pensado para ser integrado por colaboradores voluntários e está aberto à participação de interessados em contribuir com sua comunidade, a sociedade brumadense, é possível encaminhar para contatoprojetomundomelhor@gmail.com