Na noite da última terça-feira (5) a PolÃcia Militar foi informada que dois ônibus estariam vindo do Estado de São Paulo trazendo passageiros para diversos municÃpios da região sudoeste e que o destino final seria no municÃpio de PindaÃ. Imediatamente os Policiais Militares da 5ª Companhia do 17º BPM lotados em Pindaà acionaram as autoridades da secretaria de saúde e montaram uma barreira na localidade conhecida por Rodado.
Assim que os dois ônibus se aproximaram da barreira sanitária, foram abordados pelos policiais militares e ao ser procedida a averiguação no interior do coletivo foi constatado que tratava-se de transporte clandestino de passageiros vindos de São Paulo com destino aos municÃpios de PindaÃ, Urandi e Guanambi. Os agentes da Vigilância Sanitária procederam com a notificação de todos os 92 passageiros e recomendaram a quarentena em suas residências com o acompanhamento das secretarias de saúde de seus respectivos municÃpios.
Os dois ônibus, um da Empresa Transbrasiliana Transporte de Turismo, Maca Skania/K modelo 380B, Placa Policial NVW 8463 de Goiás e o outro em nome de Maria Aparecida Garcia de Silva, Marca Skania/K modelo 113, Placa Policial CGR-7310 de São Paulo, foram apreendidos e conduzidos ao pátio do 17o BPM de Guanambi sob escolta da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO).