Uma boa notícia para a população de Brumado foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, que anunciou que a Central de Marcação irá ter o retorno gradual das suas atividades a partir deste mês de setembro. Ele explicou que neste primeiro momento a carga de atendimento contemplará 30% da demanda, a qual está reprimida desde o início de março, quando a pandemia provocada pelo novo coronavírus se estabeleceu.
Feres fez questão de observar que “por se tratar de uma doença nova, a nossa rotina teve que ser muito alterada, com isso os procedimentos eletivos, como as cirurgias e os atendimentos, tiveram que ser suspensos, assim como os programas da atenção básica” e continuou a sua narrativa dizendo que “foi um período de muito aprendizado, onde tivemos que fazer inúmeras adequações, as quais afetaram todo o nosso sistema de saúde, sendo a central de marcação uma das mais afetadas”.
Otimista ele relatou que “mas, agora, vamos retornar, de forma gradual em três fases, com as cirurgias e atendimentos laboratoriais eletivos, como também com a atenção básica. Nesta primeira fase como já citei será uma carga de 30%, na segunda de 50 a 70% e na fase final 100%”.
E finalizou expressando que “a qualidade vai ser retomada integralmente, pois além de Brumado, temos cerca de 400 mil pessoas que também são atendidas, as quais reconhecem que somos referência regional em saúde”.