A PolÃcia Rodoviária Federal segue firme combatendo os crimes relacionados a adulteração, a clonagem, a receptação, o roubo e demais ilÃcitos de fraudes veiculares. E mais uma ação conjunta entre a PRF/BA e a PM/BA foi desencadeada na última terça-feira (10), em Maracás, distante 360 quilômetros de Salvador.
Sob a coordenação do Grupo de Policiamento Tático (GPT) de Jequié, a operação contou com policiais rodoviários federais lotados na Del 03.BA e policiais militares da 93ª CIPM.
Batizada de ‘Kapro V’, a operação teve como objetivo identificar fraude veicular relacionados a adulteração, a clonagem, a receptação, o furto, o roubo, o uso documento falso e demais ilÃcitos e também teve como foco a recuperação e a entrega dos veÃculos fraudados aos legÃtimos proprietários ou possuidores.
Nas incursões foram identificados 05 veÃculos que apresentavam fraude nos seus elementos de identificação.
Resultados
Cinco automóveis que possuÃam registro de roubo/furto foram recuperados:
01 FIAT UNO MILLE FIRE COR CINZA com ocorrência de FURTO em Salvador;
01 FIAT UNO MILLE ECONOMY COR CINZA com ocorrência de FURTO em Salvador;
01 GM CELTA 2P LIFE COR PRETA com ocorrência de ROUBO em Camaçari e CRLV Falso;
01VW GOL 1.0 GIV COR CINZA com ocorrência de ROUBO em Salvador ;
01 RENAULT SANDERO STEP COR CINZA com ocorrência de ROUBO em Recife;
Para tentar ‘atrapalhar’ fiscalizações da polÃcia, os veÃculos ostentavam placas trocadas, porém a expertise do policial, capacitação e treinamento em fraude veicular, foi possÃvel constatar à s adulterações e identificar os veÃculos originais.
Muitos desses veÃculos não possuem seguro e quando são devolvidos aos seus legÃtimos proprietários eles se sentem extremamente agradecidos com a ação policial.
Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia de PolÃcia Judiciária.
Orientação
A PRF alerta que muito desses veÃculos são oferecidos em redes sociais da internet por valores bem abaixo do praticado no mercado, multiplicando o lucro da associação criminosa e tornando rentável o negócio.
Sistema Sinal
Dentre as ferramentas colocadas à disposição da sociedade, destaca-se o Sistema Nacional de Alarmes (SINAL), no qual o cidadão que tiver seu veÃculo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veÃculo no portal da PRF. Ao inserir informações sobre o crime e as caracterÃsticas do automóvel, de imediato uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estão em um raio de 100 km da ocorrência, o que contribui para uma possÃvel recuperação do veÃculo.