Cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência fÃsica, psicológica ou sexual no Brasil em 2020. A pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP. A pesquisa considera o perÃodo compreendido pela pandemia da Covid-19, iniciada em março do ano passado.
De acordo com o novo levantamento, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência. As agressões em ambiente doméstico representaram 42% em 2019 e 48,8% em 2020, enquanto as violências sofridas nas ruas foram de 29% para 19%.
Com os altos Ãndices e a repercussão de alguns casos ocorridos em Brumado vem chamando a atenção da sociedade. Na última terça-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SESOC) realizou um evento que discutir e criar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).
A ideia é fiscalizar, exigir o cumprimento da legislação que assegure os direitos da mulher e da menina, implementar polÃticas e programas do Conselho; manter canais permanentes de diálogo, desenvolver programas e projetos em diferentes áreas de atuação e formular diretrizes e propor polÃticas para a Administração Pública, primando pela garantia dos direitos da mulher.
Participaram do evento, representantes da Educação, Saúde e Procuradoria JurÃdica), do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Conselho de Segurança, da PolÃcia Militar, da PolÃcia Civil, do Sindicato de Agricultores Rurais, da OAB e da Câmara de Vereadores.Â