Cientistas da Tailândia indicaram que uma veterinária pode ter sido contaminada pelo coronavÃrus após contato com um gato. O artigo foi publicado por cientistas da Universidade de Medicina PrÃncipe de Songkla.
O fato ocorreu em agosto do ano passado, em Songkla, e pode ter sido a primeira transmissão registrada da doença de um gato para um humano. De acordo o artigo, o contato teria acontecido após o gato espirrar na veterinária, que realizava exame de Covid-19 no animal.
A Profissional usava uma máscara N95 sem proteção facial ou óculos e tudo indica que a transmissão pode ter ocorrido pela superfÃcie ocular da mulher.
Os donos do felino haviam sido diagnosticados com coronavÃrus e acabaram internados. O gato, então, foi encaminhado à unidade veterinária para ser testado.
Segundo a CNN, no momento do teste RT-PCR, com a utilização de um swab nasal, o gato, sedado, espirrou no rosto da veterinária. O resultado do teste confirmou que o animal estava contaminado, com alta carga viral no momento do exame, e a mulher passou a ter sintomas da doença três dias após o procedimento.
As conclusões dos cientistas com a recomendação é que pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 evitem contato com seus gatos. Os pesquisadores ainda aconselham a proteção ocular para cuidadores no momento de interação com gatos suspeitos de infecção.