Mandados de prisão, busca e apreensão são cumpridos no Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima na Bahia, de onde dois detentos atuam como mandantes de homicídios cometidos em Iguaí e Ibicuí. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos.
De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia, 14 quilos de drogas [maconha e cocaína], 25 de explosivos, além de 3 pistolas, 6 revólveres, 1 submetralhadora, 2 carros roubados e duas motos roubadas foram apreendidos. Batizada de Tentáculos, a ação é fruto de uma apuração que durou oito meses.
Segundo a Polícia Civil, essa investigação reúne informações dos principais mandantes de homicídios no Centro Sul Baiano, além de envolvidos com o tráfico de drogas.
A Polícia identificou que o grupo criminoso se instalou em uma das cidades e criou “braços” nas outras ao redor. Foram apreendidas quatro armas, sendo uma delas das Forças de Segurança da Argentina, além de explosivos que seriam usados em bancos, 10 kg de maconha, cocaína e crack. Documentos e aparelhos eletrônicos, como smartfones, também serão recolhidos para servir como provas no inquérito policial. Participam da operação diversas equipes das polícias Civil e Militar, e também da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado da Bahia (SEAP).