A Agência Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) detectou fulcro da praga cochonilha do carmim em plantação da Palma Forrageira, no municÃpio de Dom BasÃlio.
De acordo com a Agência, algumas variedades são vulneráveis ao ataque de insetos-praga com destaque à Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae). Essa praga constitui um fator limitante da produção das variedades Gigante (Opuntia fÃcus indica) e Redonda (Opuntia sp.).
O órgão diz ser fácil a identificação da praga. O agricultor tocar na parte atacada que ele irá observar a liberação de um corante vermelho (semelhante a sangue).
A ADAB faz a observação para que produtores evite transitar com material (raquetes de palma, ferramentas, veÃculos, animais, roupas e demais utensÃlios) das áreas atacadas pela cochonilha para outras ainda livres da praga.
O controle é feito com a eliminação das plantas infectadas, queimando-as ou mesmo oferecendo imediatamente aos animais para consumo. Agência orienta aplicação de uma mistura de água com detergente neutro na proporção de 3%; ou óleo mineral.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), a produção brasileira de Palma Forrageira, em 2017, foi de 3,6 milhões de toneladas, sendo 99,6% desse total originário da Região Nordeste.