A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou cinco projetos de lei que autoriza o reajuste salarial em 4% dos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos MunicÃpios (TCM), Ministério Público (MPE), Tribunal de Justiça (TJBA) e da própria Alba.
A medida teve o aval favorável da maioria dos deputados presentes na sessão ordinária, exceto o do deputado Hilton Coelho (PSOL), e aconteceu após um acordo entre os lÃderes da oposição, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) e o de governo, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).
No entendimento de Coelho, o acréscimo salarial na folha de pagamento dos servidores não repõe a inflação do perÃodo, por este motivo, ele se posicionou contra a medida.
Os parlamentares, no entanto, deixaram de fora a apreciação da matéria que concede o reajuste e reestruturação de cargos dos defensores públicos, causando revolta nos servidores que acompanhavam o ato na galeria da Casa, que cobravam celeridade na votação.
Com isso, a proposição entra em uma nova rodada de negociação entre os defensores e o Poder Executivo, sob batuta do governador Jerônimo Rodrigues (PT).