Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (22) estender o prazo para que não haja o corte de energia elétrica de famÃlias de baixa renda. Agora, até o fim do todo ano, em todo paÃs, fica proibida a interrupção do fornecimento dos consumidores que não conseguiram arcar com as mensalidades.
A decisão de não interromper já estava em vigor, mas valia apenas para o fim do mês de julho. O novo prazo está alinhado com o perÃdio de estado de calamidade pela pandemia do coronavÃrus, decretado pelo Congresso Nacional e válido até 31 de dezembro.
A prorrogação só vai beneficiar os consumidores que utilizam a Tarifa Social de Energia Elétrica. Para as demais residências e para imóveis comerciais, o prazo inicial de 31 de julho está mantido.
O novo prazo também vale para consumidores que não estejam recebendo a fatura impressa; consumidores em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras; e consumidores que têm equipamentos essenciais à vida.