Aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a deputada federal Lídice da Mata (PSB), em entrevista ao bahia.ba nesta quinta-feira (18), minimizou o fato de a Bahia ser o estado brasileiro com maior número de mortes violentas intencionais pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 6.578 óbitos desse tipo contabilizados em 2023, primeiro ano de gestão de Jerônimo.
A deputada baiana, por outro lado, destaca números da SSP que apontam redução nos índices de violência. “O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), tem desenvolvido um trabalho de inteligência policial para poder enfrentar o crime organizado e o resultado dos primeiros seis meses deste ano evidenciam isso. Neste primeiro semestre de 2024, a Bahia reduziu em 13% o índice de homicídios”, afirma Lídice da Mata.
A socialista também argumenta que o combate à violência depende de um conjunto de ações em outras áreas, como educação. “O combate à violência se dá com ações de segurança, mas também com educação, geração de emprego e renda e outros fatores. A criminalidade está diretamente ligada à pobreza, e combatê-la é também ir contra a criminalidade.”
Lídice da Mata diz ainda que busca contribuir com a segurança pública no exercício de seu mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Como parlamentar, temos buscado ajudar o governo com a liberação de emendas de bancada para a segurança pública, temos discutido o assunto na comissão ligada ao tema, e buscamos fazer com que esse tema seja debatido por todas as instâncias de poder.”