A prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, que é do Avante, formalizou na última segunda-feira (25) o apoio dela e do partido à candidatura do colega Wilson Cardoso (PSB), de Andaraí, na corrida pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Apesar disso, 26 gestores eleitos ou reeleitos pela legenda já firmaram o compromisso de marchar com o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), que também está na disputa.
Kitty anunciou a posição durante o encontro promovido pelo Avante, em Salvador, com prefeitos eleitos e reeleitos em outubro. O evento durou o dia inteiro, num hotel do bairro do Stiep. Pela manhã, a prefeita ainda se colocava como candidata, inclusive em conversa com este Política Livre. Pela tarde, após se reunir com Wilson, declarou a adesão ao candidato do PSB.
“Apesar de termos reunido alguns apoios em torno do meu nome, decidimos que o melhor era caminhar com o projeto de Wilson para a UPB, respeitando todos os demais, com quem também dialogamos bem”, afirmou Kitty ao site. O presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, informou que vai respeitar os posicionamentos dos prefeitos da legenda.
Tanto Wilson quanto Phellipe marcaram presença no encontro promovido pelo Avante. Durante o evento, o prefeito eleito de Brumado, Fabrício Abrantes, declarou apoio ao colega do PSD. “Lá em Brumado, a gente tem uma relação muito próxima com Phellipe, tanto de amizade quanto política. A gente torce que haja um consenso entre todos prefeitos, mas já definimos nossa posição”, pontuou, em conversa com o site.
Fabrício é o segundo principal prefeito eleito pelo Avante quando o critério é o tamanho do município. O primeiro é Nal Azevedo, reeleito em Guanambi, que, embora não tenha revelado publicamente o posicionamento, também deve fechar o apoio a Phellipe.
O Avante foi o segundo partido em número de prefeitos eleitos no pleito deste ano na Bahia, com 60 no total. Perdeu apenas para o PSD, o partido de Phellipe, que emplacou 115 prefeituras. O chefe do Executivo municipal de Ituaçu tem dito que já tem o aval de aproximadamente 190 gestores.
Como revelou a coluna Radar do Poder de hoje, a eleição para a presidência da UPB já tem data definida: 28 de janeiro.