31 de dezembro de 2015
Sem categoria
Imagem Reprodução
O corte de conusmo promovido pelas famÃlias brasileiras neste ano só foi superado, na América Latina, pelo racionamento dos venezuelanos, de acordo com pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel. O levantamento envolve o consumo de bens semi e não duráveis, tais como alimentos, bebidas, lácteos, produtos do lar e de uso pessoal, no terceiro trimestre deste ano em 15 paÃses da região. No Brasil, as famÃlias reduziram em 2,6% a quantidade desses produtos adquiridos no terceiro trimestre deste ano, em relação a igual perÃodo do ano passado. Entre os produtos que mais sofreram corte nos carrinhos de compra dos brasileiros estão os lácteos (-9%), como leite pasteurizado, seguido por produtos de limpeza (-5,8%), como cera o piso.
Só as famÃlias venezuelanas esvaziaram mais os carrinhos. Os reduziram em 22% seu volume de comptas frente ao terceiro trimestre de 2014. Só os alimentos foram cortados em 26%. Segundo declarou na na Folha de Sâo Paulo Chrisiane Pereira, diretora na Kantar Worldpanel, as famÃlias brasileiras sofrem com a piora do mercado de trabalho, a queda na renda real e a alta dos preços.