A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), em parceria coma Copa Airlines, vem realizando uma série de ações de promoção que incluem reuniões com agentes de viagem e operadores dos Estados Unidos a fim de atrair visitantes norte-americanos ao estado. Além de encontros em grandes empresas, como Air Projects e Brickell Travel, a pasta ofertará nesta quinta-feira (25), em Miami, qualificação voltada a profissionais do setor. O objetivo é torná-los aptos para o trabalho de divulgação dos atrativos e produtos turísticos baianos. “Os Estados Unidos estão entre os mercados prioritários para promoção da Bahia no exterior”, explica Benedito Braga, subsecretário do Turismo do Estado. Entre suas apostas, Braga estima que, após a isenção do visto para entrada no Brasil, deve haver um incremento expressivo no fluxo turístico com destino ao território baiano. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, em 2018, os EUA ocuparam a terceira posição entre os países emissores de visitantes para a Bahia, ficando atrás apenas da Argentina e Chile. A participação da Bahia em feiras especializadas nos Estados Unidos pautou uma reunião entre o subsecretário Benedito Braga e Rodrigo Fonseca, cônsul adjunto para assuntos econômicos e comerciais do Brasil em Miami. Os dois acertarem a participação da Bahia na convenção anual da Sociedade Americana de Consultores de Viagens (ASTA), com mais de 1 mil profissionais de viagens, de 25 a 27 de agosto, em Fort Lauderdale, na Flórida. Já no encontro com Joaquim Cavaignac, representante da Rede Globo nos Estados Unidos e no Canadá, um dos temas debatidos foi uma futura parceria para que o estado marque presença no Festival Brasileiro em Pompano Beach, nos dias 19 e 20 de outubro, também na Flórida.