A Barragem de Cristalândia foi construída para superar o déficit hídrico na Sub-Bacia do Rio do Antônio, em especial a demanda de água para a população da cidade de Brumado, que no período de 1998 a 1999 passou por uma crise de abastecimento sem precedentes. Hoje, a barragem garante não só o abastecimento do município, como também de Malhada de Pedras.
O crescimento da demanda da água da barragem vem trazendo preocupações, pois a mesma está localizada em um rio temporário, numa região climática de estiagens prolongadas e no Bioma Caatinga, resistente à seca, mas de difícil regeneração. Diante dessa realidade, o Modera vem debatendo esse assunto em seu programa de Educomunicação Ambiental, Ambiente em Mente, pela Rádio Nova Vida.
Na I Conferência Municipal de Saneamento de Brumado, em junho de 2019, defendeu uma moção que solicite ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) as fiscalizações ambientais e de outorga para captação de água, bem como o balanço hídrico da Barragem de Cristalândia, a fim de se apurar a capacidade do barramento de atender as demandas do abastecimento humano e da agricultura irrigada. A moção foi aprovada pela Plenária da conferência e enviada ao Conselho Municipal de Saneamento para encaminhamento ao Inema.
A moção foi prontamente acolhida pela Plenária do Comitê, realizada na Cidade de Jequié, no último dia 12 de dezembro, e a Presidenta do Comitê, Rita de Cássia Silva Braga e Braga, disse que a Moção será encaminhada ao Inema, junto à ata da plenária.