O Pastor e cantor Welisom Manfiny, da 7ª Igreja do Evangelho Quadrangular (7ªIEQ), em Brumado, estará entre os presentes que participará da cerimônia de 70 anos da criação do Estado de Israel. Ano considerado por judeus e cristãos como profético. A passagem bíblica é vista como uma promessa de que Deus iria restaurar aos judeus a sua terra, mesmo após seis milhões deles terem sido mortos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Apenas dois anos depois, em 29 de novembro de 1947, o mundo soube, pelo rádio, que a profecia de Ezequiel de restaurar “o vale dos ossos secos” estava se cumprindo. Essa data histórica para o povo judeu, completa 70 anos. Toda a população judaica de Israel, que na época era de 600 mil pessoas, “saiu às ruas e varou a madrugada em um estado que misturava êxtase, alívio e medo”, conta o cônsul de Israel em São Paulo e na região Sul do Brasil, Dori Goren.
“Este dia foi histórico, extraordinário, muito importante para o nosso povo, porque depois de 2 mil anos de exílio, de incerteza, de não ter independência, de não ter um Estado, a comunidade internacional resolveu criar uma nação para o povo judeu”, lembra Goren. O pastor fará um tur nos principais locais de grande referência bíblicas entre eles; visita ao Jardim Bíblico, viagem espiritual as histórias bíblicas, tais como as de Ruth e Boaz, o arco da viagem do pacto para Jerusalém e as parábolas do Novo Testamento, visita a cidade de Joppe e a Basílica da visão de Pedro, Caesaréa Marítima, teatro Romano, o Aqueduto e o Hipódromo romanos, de Haifa, no Monte Carmelo, importante centro das atividades do profeta Elias, Estela Maris da qual tem uma lindíssima vista panorâmica da região da Galileia. O grupo vai atravessar o Monte Carmelo e passar pela Muhraka, o lugar do desafio de Elias com os falsos profetas do Baal, seguindo, pelo Vale de Armagedão, as colinhas de Galileia entrando a cidade de Nazaré́, centro da infância e juventude de Jesus e local da Anunciação. A caravana também passará por Caná de Galileia, conhecendo o lugar onde Jesus fez o primeiro milagre: a transformação d’água em vinho nas Bodas de Caná e o Mar de Galileia ainda ao redor da Galileia irão ao Monte das Bem-aventuranças, monte sobre o qual Jesus pronunciou o “Sermão da Montanha”, o grupo prossegue para Tabgha, onde visitará a Igreja dos Pães e dos Peixes e depois ao longo da costa do Norte do Mar da Galileia até Cafarnaum, local onde estão os restos da casa da sogra de Pedro e a Antiga Sinagoga onde Jesus pregou. Em seguida o grupo segue um passeio de barco pelo Mar da Galileia, local onde Jesus caminhou sobre as águas e após o passeio, o grupo irá até o Rio Jordao (Yardenit), local onde os peregrinos poderão renovar os votos batismais, a caravana vai passar também em frente as Cavernas de Qumeran / Mar Morto / Jerusalém e pela cidade de Jericó, onde visitarão a Árvore de Zaqueu e a Fonte de Eliseu, e de lá avistarão o Monte da Tentação as cavernas de Qumeran, o povoado dos Esenios, os quais nos legaram os mais antigos textos da bíblia Mar Morto, Monte do Templo, Domo da Rocha, Muro das lamentações, Túnel de Ezequias, Tanque de Siloé, também o Monte do Templo e a Esplanada do Domo da Rocha.
O grupo também visitará a cidade onde nasceu João Batista a feira Mahame Yehuda, Betesda e Santana, Via Dolorosa, Fortaleza Antônia, Casa de Caifás, Monte Sião, Tumulo de Davi e Cenáculo, (Jardim do Túmulo), de onde pode avistar o Monte Gólgota e visitarão Tumulo Vazio de Jesus. Já no último dia a caravana visitará o Monte das Oliveiras e descerão a pé ao Jardim do Getsemani e em seguida o Museu do Holocausto, principal monumento de lembrança as vítimas do holocausto e fechando o no palácio de justiça, os diferentes ministérios de Israel e a Knesset, o parlamento onde irão ver o emblema de Israel; o Candelabro de Sete Braços; Museu Amigos de Sião, uma moderna e inesquecível oportunidade de entender o verdadeiro significado do termo “Amigos de Sião” em Jerusalém. O pastor disse em entrevista ao site Rede Acontece que “Sei que viverei experiências extraordinárias no céus de Israel, é um lugar aonde está toda essência bíblica, lugar aonde Cristo viveu, o ano aonde se comemora 70 anos de Israel; tudo é propício ao sobrenatural.” Frisou Manfiny.