Na tarde dessa última terça-feira (19), por iniciativa da 20ª Coordenadoria Regional de PolÃcia Civil (20ªCOORPIN), em Brumado, foi realizado pelo Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC), o CÃrculo de Construção de Paz (CCP) com servidores da Coordenadoria de PolÃcia Civil. Participaram da prática inovadora Delegados, Escrivães, Investigadores e Agentes Administrativos de Brumado e municÃpios circunvizinhos. A prática foi conduzida por dois advogados, mediadores e facilitadores do CCP pelo do CEJUSC-Brumado.
De acordo com apresentação do CEJUSC-Brumado:
“O CÃrculo é um procedimento estruturado por meio do diálogo, com foco nas emoções e relações interpessoais, em que se busca criar um espaço seguro. A técnica é baseada na construção de valores e diretrizes direcionados a situações especÃficas.
O CCP é amplamente difundido em vários paÃses, constituindo-se uma metodologia transformativa eficiente, eficaz e efetiva, potencializando a compreensão mútua entre os participantes gerando a consolidação de um ambiente respeitoso.”
Dr. LuÃs Antônio, facilitador do cÃrculo, comentou o trabalho “achamos importante dentro da proposta do CEJUSC esta parceria com a segurança pública, tanto na oferta dos nossos métodos, como o cÃrculo, quanto no recebimento de casos de conflitos encaminhados pela Delegacia de PolÃcia Civil. A maior beneficiada será a própria população.”
Apuramos que a iniciativa buscou proporcionar uma vivência coletiva de reflexão sobre a natureza da atividade policial e os desafios que vem sendo enfrentados atualmente na região.
O Investigador chefe da Coordenadoria, José Guimarães, explicou que “através do CÃrculo da Construção da Paz, apresentado ontem aqui na sede da 20ª COORPIN em parceria com o CEJUSC, pudemos observar e vivenciar o cÃrculo, onde foi aplicada a técnica de mediação e habilidades, tendo cada membro do grupo o poder da palavra, expressando suas questões e interesses, lidando com os conflitos e compartilhando com os colegas pontos a serem resolvidos entre o grupo. No final, tendo como ponto positivo, a equipe se sentiu muito acolhida e certamente será aplicado no nosso dia a dia.”
A redação do Rede Acontece pôde perceber que esta modalidade de prática, quando voltada para a reflexão em ambiente institucional, fomenta valorização pessoal e profissional do servidor policial, bem como o fortalece a coesão das equipes de trabalho.
O Investigador plantonista José da Motta avaliou a experiência “na minha opinião foi bom, tivemos a oportunidade de externar a nossas emoções e saber que aqueles com quem convivemos são pessoas que também se emocionam e que são nesses momentos que sentimos compartilhar das nossas emoções e até de conflitos.”
O Delegado de PolÃcia articulador da iniciativa, Dr. Rafael Araújo, declarou que “diante do quadro crescente de desafios no campo da segurança pública brasileira, práticas desta natureza apontam para uma visão de segurança pública que busca proporcionar aos servidores um espaço de desenvolvimento pessoal, garantindo a possibilidade de oferecer um atendimento qualificado à sociedade civil, voltado para a garantia da paz social e respeito aos Direitos Humanos.”
O Delegado Coordenador da 20a COORPIN, Dr. Leonardo Rabelo louvou a iniciativa e afirmou que “foi uma vivência muito rica, que proporcionou aos servidores, dias antes de nosso trabalho nas festas juninas, um espaço para desenvolvimento pessoal e profissional, temática a que estamos atentos em nossa gestão. Certamente esta parceria com o CEJUSC dará muitos frutos e nos auxiliará no oferecimento de um serviço de excelência aos cidadãos de nossa querida região.”