A briga de facções criminosas na Bahia tem feito várias vÃtimas. Nesta quarta-feira (8), detentos que são lideranças foram transferidos para Brumado e Irecê. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), presos de penitenciárias de Salvador e do interior estavam encabeçando ataques a tiros em todo estado.Â
Um dos últimos ataques cuja ordem partiu de alguém que estava atrás das grades aconteceu na segunda-feira (7). Três pessoas, entre elas uma mulher, foram mortas a tiros na Rua Leste, em São Cristóvão.
Em 2018, no fim de linha da Santa Cruz, na Capital, o corpo do policial militar Gustavo Gonzaga da Silva, de 44 anos, foi encontrado com requintes de crueldade. O PM teve a lÃngua, orelhas e mão direita decepados, além dos olhos e mandÃbulas arrancados.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou em coletiva de imprensa que os detentos transferidos foram identificados como lideranças que exerciam influência dentro dos presÃdios onde cumpriam pena. Os detentos fazem parte de pelo menos cinco facções.
O presÃdio atualmente tem cerca 60 detentos. O bloqueador de celular do Conjunto Penal de Brumado ainda não está em funcionamento e das quatro torres de vigia, só uma está em operação.