Os testes no Brasil demonstraram uma eficácia global da CoronaVac em 50,38%. A informação foi divulgada nesta terça-feira (12), pelo Instituto Butantan. A eficácia geral ou global inclui todos os tipos de Covid-19 – leves, moderadas ou graves. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.
Na semana passada, o instituto já havia anunciado que, nos testes feitos no país, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados.
“Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial”, defendeu o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante o anúncio. Segundo o Butantan, a previsão inicial era a de que a substância tivesse eficácia menor em casos mais eleves e um efeito maior em quadros moderados e graves.
“Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado que é a diminuição da intensidade da doença clínica”, afirmou o diretor de pesquisa do instituto, Ricardo Palácios.