A prefeitura municipal de Caculé em campanha contra o preconceito e a violência sofrida por pessoas LGBTQIA+, ‘adesivou’ o letreiro exposto no principal cartão postal do município, com as cores da bandeira que representa o movimento. A intervenção deverá durar alguns dias, até que o letreiro seja mudado novamente. A ação foi realizada pela equipe de comunicação da prefeitura para celebrar a luta contra o preconceito e a intolerância.
O 17 de maio é um marco importante no combate aos crimes de ódio sofridos pela comunidade LGBTQIA+, foi nesse dia, no ano de 1990 que a OMS retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) e por esse motivo a data é celebrada em todo o mundo. Antes disso, pessoas homossexuais eram consideradas doentes, e chegavam a receber laudos médicos com um CID específico para tratamento da “doença”. É importante lembrar que amar não é doença, mas o preconceito sim.
A ação é revolucionária para o município e tem gerado diversas discussões entre os moradores, que em sua grande maioria, aprovaram a intervenção.