A penúltima sessão ordinária do ano de 2020 da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado trouxe uma grande discussão sobre o Projeto de Lei 020/2020, de procedência do Poder Executivo, o qual estima a receita e fixa a despesa do Orçamento Anual do MunicÃpio de Brumado para o exercÃcio financeiro de 2020.
Tudo partiu de uma emenda modificativa de autoria dos vereadores Zé Ribeiro (PT), Rey (DEM); Palito (PP); Wanderley (DEM) e Lek (AVANTE), na qual fixava a percentagem de 5% para o remanejamento do Orçamento de 2020, que está estimado com R$ 220 milhões.
As discussões se tornaram intensas, ainda mais que o vereador Elias Piau (DEM), que acabou chegando atrasado, fez um pronunciamento mais contundente solicitando o aumento da emenda para 20%, o que não foi acatada, assim como também o seu voto, pois, segundo o presidente Léo Vasconcelos (DEM), no Regimento Interno está claro que o edil que chega já com a votação em andamento fica impedido de votar.
Após as argumentações dos situacionistas e oposicionistas, a votação ficou em 6 votos a favor da emenda Rey, Lia, Wanderley, Zé Ribeiro, Lek e Palito que acabou sendo aprovada, tendo 3 votos contrários (Zé Carlos de Jonas e Glaudson Dias e Santinho, todos do PSB). O Projeto de Lei seguirá para a sanção do Executivo.