A prefeitura de Schenzhen, na China, anunciou nesta quinta-feira (13), que detectou o novo coronavírus em um frango importado do Brasil, maior produtor mundial.
“O vírus Sars-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, foi encontrado recentemente em uma amostra coletada da superfície de um lote de asas de frango congeladas importadas”, informou um comunicado divulgado pela Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen.
O vírus foi encontrado em um controle de rotina no lote pertencente ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina.
Em nota enviada ao G1, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) disse o processo produtivo é seguro e que o setor está em contato com a China.
Atualmente 6 frigoríficos brasileiros estão com a exportação suspensa para a China por precaução. Nenhum deles é da empresa notificada.
Além do frango, a prefeitura de Shenzhen diz que foram encontrados traços do Covid-19 em camarões procedentes do Equador.
A contaminação do frango da Aurora pode provocar uma nova queda nas exportações brasileiras para a China. As receitas atingiram US$ 498,2 milhões, recuo de 25% no ano a ano.
O Brasil era o maior produtor mundial de carne de frango, até 2017, quando perdeu parte do mercado para a Tailândia, Argentina e Chile.