-------- PUBLICIDADE --------
9 de outubro de 2023
Cidades

Colaboração de cientista de Pindaí junto a vencedora do Nobel de Medicina é destaque no Fantástico

Por Washington Tiago

O município de Pindaí, foi destaque na reportagem do Fantástico na noite deste domingo (8). A cientista Jamile Ramos da Silva, foi personagem da matéria sobre a bioquímica húngara Katalin Karikó. Ramos é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Katalin e Drew Weissman, médico e cientista estadunidense, ganharam o Nobel de Medicina. A dupla vem recebendo diversos prêmios pelo mundo pelas contribuições de suas pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, sobretudo aquelas usadas no controle da Covid-19.

Conforme o Fantástico, Jamile apareceu na reportagem por ter sido orientada por Katalin durante seu doutorado. Juntas, com a participação de outros autores, elas publicaram um artigo científico sobre o uso de vacinas no combate ao HPV (Papilomavírus Humano), um grupo de vírus transmitido principalmente por contato sexual, geralmente associado ao desenvolvimento de verrugas genitais e cânceres, como o de colo do útero.

Em entrevista, Ramos disse como conseguiu ter a ganhadora do Nobel de Medicina como sua orientadora. “Foi por meio de um e-mail, enviado em 2018, que a parceria teve início. Ela foi super aberta… respondeu pela primeira vez com um emoticon, de carinha feliz, né. Eu queria fazer meu doutorado com ela… nunca foi difícil o acesso a ela, encontrei pessoalmente. Ela já era uma estrela do momento, mas era uma pessoa normal, como a gente”, disse Jamile ao repórter.

O trabalho conjunto ocorreu durante parte do doutorado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Atualmente, a pindaiense está no Brasil, com seu doutorado já concluído. No entanto, seus trabalhos de desenvolvimento de vacinas continuam na USP, agora como pesquisadora de uma startup, fundada com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de produtos com fins terapêuticos.