Com a reabertura dos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1º), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) finaliza o regime de turnão que vigorou durante todo o perÃodo de recesso parlamentar. Desta forma, o expediente administrativo da Casa volta a ser durante todo o dia, exceto à s sextas-feiras, quando o regime de funcionamento tradicional é das 8h30 à s 12h.
No turnão, que ocorreu entre os dias 2 e 31 de janeiro, o Legislativo baiano funcionou das 13h à s 18h30. A estimativa é que a Assembleia tenha tido uma economia de 70% no perÃodo, quando comparado a um mês de atividade legislativa ordinária, especialmente com diminuição de custo com refeições, energia elétrica, água e mesmo despesas como água mineral, café, copos plásticos e os demais serviços de manutenção. A estimativa é de uma economia próxima a R$ 1 milhão no perÃodo.
Além dos diversos setores da Casa, em janeiro, alguns serviços do Legislativo sofreram modificações, a exemplo do refeitório e o restaurante a La Carte que não funcionaram, mas voltam a servir refeições a partir desta quinta-feira. A lanchonete e o salão de beleza, administrados pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba), também retornam aos horários normais, assim como o transporte dos servidores feito por ônibus.
Apesar do turnão, alguns setores da Assembleia seguiram funcionando em dois turnos no mês de janeiro, a exemplo da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), TV ALBA, serviços de segurança, cerimonial e Assessoria de Comunicação Social. A agência do banco Bradesco e o posto dos Correios também não tiveram os horários alterados. Os gabinetes dos deputados operaram conforme a necessidade de cada mandato.
A reabertura dos trabalhos legislativos nesta quinta acontece a partir das 16h30 e terá a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que fará a leitura da tradicional mensagem ao Parlamento apontando ações e programas que serão realizados no decorrer do atual exercÃcio. Antes, o presidente Adolfo Menezes fará uma rápida saudação ao chefe do Executivo em nome dos deputados estaduais.