O Concurso Mundial de Queijos ocorrido no último dia (17), em São Paulo premiou produtores de Caetité, Candiba e Guanambi. O evento foi realizado entre 15 e 18 no Teatro B23. O concurso foi uma espécie de paraíso temporário para quem ama produtos lácteos, para quem os vende e, principalmente, para quem os faz.
Um corpo formado por 180 jurados, divididos em mesas, avaliava 1133 produtos inscritos de 11 países: Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.
Das 484 medalhas, 18 foram conquistadas por produtores da Bahia; quatro ficaram na região sudoeste do Estado. O Sebrae em Vitória da Conquista promoveu a caravana para que os produtores fossem até o concurso.
Em Caetité o produtor conquistou medalha de ouro com o queijo Manga Rosa e bronze, com o queijo Azulzinho do Sertão. Já em Guanambi, o destaque no concurso foi queijo tipo brie Beija Flor, que conquistou medalha de Prata. Em Candiba, o Requeijão Baiano, garantiu medalha de bronze no concurso.
A analista do Sebrae em Brumado, Mônica Rizério, que é gestora do projeto AgroNordeste disse que “Ter um produto artesanal brasileiro reconhecido internacionalmente é uma conquista muito grande para os produtores e significa o reconhecimento do trabalho, dedicação e paixão que leva a um mercado mais remunerado”.